Moda masculina traz modernidade e resgata os anos 70 Aten??o mulheres! Para o ver?o, os homens v?o encontrar estampas xadrez, floral e muita listra. Ajude-os a escolher as pe?as mais modernas

Priscila Magalh?es
Rep?rter
07/10/2008

? muito comum encontrar um homem desatento ao que est? ou n?o na moda. Muitos tamb?m pensam que roupa de homem ? tudo a mesma coisa sempre. Por isso, ? importante que as mulheres estejam por dentro do que vai estar ? disposi??o dos homens nesta esta??o. Assim, elas podem dar aqueles toques nos pais, namorados e amigos.

A moda masculina est? cheia de estampas na cole??o primavera-ver?o 2009, sendo o xadrez e as listras as mais evidentes. Qualquer semelhan?a com as roupas femininas n?o ? mera coincid?ncia. "As tend?ncias repetem muito no masculino e feminino", explica a estilista e professora do curso de design de moda em Juiz de Fora Cristina Oliveira Assis.

Segundo ela, os homens que aderirem ?s novas cole?es v?o voltar aos anos setenta, quando as listras e o xadrez tamb?m estavam em alta. Al?m disso, a estampa floral tamb?m ? tend?ncia forte para a esta??o mais quente do ano.

As estampas v?m nas cores laranja, amarela e azul. E o tai dai tamb?m est? de volta ?s pe?as de roupa. ? uma estampa manchada que mistura cores diferentes. Neste caso, a estilista diz que ? preciso ter cuidado. "Ela vem sendo utilizada somente nos detalhes da pe?a, como mangas ou nas laterais. ? preciso que ele seja bem explorado para n?o cair em modinha". Para os que n?o se sentem ? vontade com o colorido das estampas, a solu??o ? o branco e as cores arenosas.

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez

A pe?a diferente que entra em cena para os homens n?o ? novidade para as mulheres. ? o modelo saruel, aquele com o gancho mais baixo, usado em bermudas e cal?as (foto abaixo, ? direita). Vindos tamb?m da d?cada de setenta, os coletes tomam as cole?es, por?m s?o fabricados em tecidos mais leves, como algod?o e tricoline. Ali?s, a presen?a forte do algod?o e da malharia tamb?m ? explicada pela influ?ncia daquela ?poca. "S?o tecidos menos quentes e ideais para o ver?o", diz Cristina.

O jeans ainda ? pe?a chave. Entretanto, o tom escuro ? deixado de lado e a tend?ncia aponta para a tonalidade mais clara. As pe?as s?o produzidas com recorte mais reto, ficando mais certas no corpo. Os homens tamb?m v?o encontrar as j? usadas cal?a capri. S?o mais curtas e v?o at? o meio da canela.

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez

Ali?s, n?o somente as cal?as seguem o estilo mais reto. As camisas tamb?m. A cole??o masculina deu adeus ?s blusas com manga at? o cotovelo e larga nas costas. "Elas est?o mais modernas. O recorte ? mais certo no corpo e a manga mais curta. ? o chamado estilo slim fit", explica o vendedor de uma loja de roupas masculinas Lucas Botti.

A camisa p?lo tamb?m vem com for?a seguindo este estilo mais certo no corpo, est?o mais coloridas e trazem apliques. Com esses detalhes, ela fica menos s?ria e ganha o mercado mais jovem, j? que, at?, ent?o, era vista como a camisa do pai. "Essa p?lo estamos vendendo muito para pais e filhos". Elas s?o fabricadas em algod?o, tecido mais leve para o ver?o.

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez

Para os homens que n?o conseguem escapar das roupas sociais no dia-a-dia, tamb?m h? op?es. Entre as novidades est?o as camisas com colarinho e punho lisos, enquanto a camisa vem estampada. Outro modelo ? o das camisas sobrepostas. "Na frente ela tem um tecido mais fino com alguma estampa e o restante ? em tecido liso", diz o propriet?rio de uma loja de roupa masculina Eymard Monteiro.

H? op??o at? de um blazer alto ver?o, totalmente de algod?o. Outro ? o terno tropical, produzido em no fio super 120. "? uma malha fina de l? isot?rmica. Ele mant?m a temperatura no ver?o e inverno. Para Juiz de Fora ele ? ideal, j? que temos v?rias esta?es em um dia", diz Botti.

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez

Os sapatos seguem a tend?ncia de cores citada por Cristina. Eles v?m nas cores cru e c?qui. E j? apontam para o inverno. "Na pr?xima esta??o, eles j? passam para os tons mais escuros de marrom". Botti diz que eles est?o vindo com menos couro e o material est? sendo substitu?do por fibra de outro material. "Assim eles ficam mais esporte, menos s?rios", completa ele.