Sand?lias gladiadoras ganham as ruas de JF Caracterizadas pelas tiras que sobem at? a panturrilha, as gladiadoras s?o representantes dos modelos usados nas lutas no Imp?rio Romano

Daniele Gruppi
Rep?rter
08/11/2008

As sand?lias gladiadoras invadem as ruas de Juiz de Fora e, ao que tudo indica, v?o virar hit no ver?o 2009. Caracterizadas pelas tiras que sobem at? a panturrilha, podem ser rasteirinhas ou com salto, de cano longo ou curto, rente ao tornozelo.

As gladiadoras do tempo moderno s?o representantes dos modelos utilizados nas lutas no Coliseu, no Imp?rio Romano. Precisavam ser resistentes, por isso eram feitas com tiras grossas de couro e tecido.

Segundo o gerente de uma loja de cal?ados, Marco Aur?lio Sobreira, as gladiadoras n?o s?o novidades deste ver?o. "Elas foram lan?adas no ver?o 2007/2008, mas vieram com cara de bota e a moda acabou n?o pegando. Nessa esta??o est?o com mais tiras e fivelas e, dessa forma, alcan?ou uma boa aceita??o."

Sobreira afirma que fez um pedido de gladiadoras h? 35 dias para ver a repercuss?o e n?o sobrou nenhuma no estabelecimento. Apostando que os modelos est?o fazendo a cabe?a e os p?s das juizforanas, fez mais encomendas. "O pedido j? est? atrasado, parece que as f?bricas n?o est?o conseguindo atender ? demanda."

Para o gerente de outra loja, Diogo Calixto, as mulheres modernas, antenadas ?s tend?ncias s?o as principais consumidoras das gladiadoras. "O p?blico-alvo ? entre 18 e 25 anos." S?o sucesso as rasteiras, ideais para serem usadas durante o dia e para o trabalho, e as de saltos pedidas para compor o look noturno.

Foto de sand?lias gladiadoras Foto de sand?lias gladiadoras cano curto

H? modelos r?sticos, com verniz e adaptadas com salto Anabela. Algumas s?o trabalhadas com materiais em aspecto de cobra, outras com fivelas, tachas e z?peres. As cores b?sicas s?o as pretas, creme e metalizadas. Prometem entrar em cena tamb?m as coloridas, que s?o a cara da esta??o.

Foto de sand?lias gladiadoras Foto de sand?lias gladiadoras cano curto

Calixto diz que sand?lia confere conforto. "? leve e fica firme no calcanhar." Ele revela que para utilizar as gladiadoras ? preciso atentar para o tipo f?sico. "Cal?a melhor em mulheres altas do que nas mais baixas, pois pode fazer com que a pessoa pare?a mais baixa, desvalorizando o visual." Para o gerente, as mulheres mais cheinhas podem usar a abusar da moda. "Os modelos t?m tiras em elastano que se adequa ?s pernas grossas."

Foto de sand?lias gladiadoras Foto de sand?lias gladiadoras cano curto

Se a d?vida ? como combinar as gladiadoras, a vendedora Marinalda Netto Oliveira diz que cai bem com shorts, mini-saia e vestidinhos, j? que deixam bem evidentes os detalhes que sobem ? perna. Calixto complementa declarando que se a op??o for com cal?a, ela deve ser skinny, que ficam coladas no corpo e tem a boca mais estreita, e as gladiadoras devem ter cano baixo.