Segunda-feira, 4 de outubro de 2010, atualizada às 9h40

Moda e sustentabilidade: será que essa onda pega?

Isabela Lobo
Colaboração*

Quando o assunto é moda, logo vem à cabeça roupas de grife, tecidos finos e alta costura. Mas quem imaginou vestir roupas feitas com pano de chão ou cobertor? A sustentabilidade é um assunto que está cada vem mais em alta, mas poucas pessoas imaginavam que o mundo fashion pudesse incorporar o conceito. Para provar que é possível, professores do curso de Moda e Design lançaram o desafio para alunos, que mostraram o resultado nas passarelas do Fashion Days.

A estudante do curso, Jaqueline Oliveira, participou das criações e afirma que qualquer objeto pode virar matéria-prima na moda. "Casca de cebola, caixa de leite, saco plástico, luva cirúrgica. Tudo pode virar moda, é só ter criatividade". A estudante conta que criou um casaco usando um cobertor e fez sucesso entre os amigos. "Alguns conhecidos me viram usando e me pediram. As pessoas compram a ideia através da moda", comenta. Para quem tem dúvidas sobre o sucesso das peças, Jaqueline afirma: "Elas são completamente usáveis".

Para a modelo Paula Vianna, o uso de materiais sustentáveis é uma ideia que deve ser incorporada às grandes marcas. "A partir do momento que as marcas aderirem, as pessoas também vão aderir". Paula ainda diz que não teria problemas em usar roupas feitas com materiais sustentáveis. "Usaria com certeza".

Fashion days

O Fashion Days, tradicional evento de moda que acontece anualmente em Juiz de Fora, trouxe em 2010 a sustentabilidade como tema central da edição. Segundo a estilista e organizadora do evento, Aline Firjan, o evento propõe que as pessoas repensem e mudem de atitude. "É uma necessidade, muito mais que tendência. Mais cedo ou mais tarde, todo mundo vai ter que olhar para esse lado", afirma.

Segundo Aline, mesmo envolvendo questões de consumo, a moda pode atuar em prol da sustentabilidade. "Temos que começar a olhar para o lado da preservação, por mais que a moda seja consumo". Jaqueline Oliveira também acredita num consumo inteligente. "O planeta precisa dessa mudança e é impossível o design de moda ficar fora disso". A aluna ainda aponta vantagem no uso de materiais sustentáveis. "O custo fica muito mais baixo".

Galeria de fotos

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken