MAT?RIA DE ARQUIVO

Alexandre Ank
Determina??o e sucesso no t?nis de mesa

Colabora??o:
*Renata Silva
19/11/03

"Tudo aconteceu por acaso". ? isso mesmo, recorda o vice-campe?o Brasileiro de T?nis de Mesa, Alexandre Ank. A paix?o pela modalidade surgiu em uma competi??o de nata??o (?, ele era nadador), no torneio "Jogos abertos P?ra-Ol?mpicos Brasileiro", em Uberl?ndia. "Fui eliminado e faltava algu?m para disputar o t?nis de mesa, me convidaram e conquistei o 3? lugar". A partir de ent?o, Ank resolveu "mudar de praia" e a decis?o lhe rendeu uma cole??o de tr?feus e medalhas. "Agora a nata??o serve apenas como uma terapia, uma forma de relaxamento, afirma".

Vontade de vencer

Alexandre e o treinador Stepahan
Berwaller Premia??o no Brasileiro Homenagem da UFJF

Alexandre Ank era jogador de futebol quando um acidente de carro fez com ele perdesse o movimento das pernas. Mas, isso n?o significou o fim de uma carreira esportiva que come?ou aos seis anos de idade."Sempre tive liga??o com o esporte".
Desde de meados de 2002, ele vem se dedicando ao t?nis de mesa e j? conseguiu destaque nacional. Em mar?o deste ano, trouxe para casa o 1? lugar no Campeonato Aberto Brasileiro de T?nis de Mesa - Classe Tr?s, S?o Paulo e, logo ap?s, foi campe?o da Copa CIEDEF de T?nis de Mesa - Classe Tr?s, tamb?m em S?o Paulo. Foi ainda homenageado em Juiz de Fora, na Comemora??o dos 30 anos da Faculdade de Educa??o F?sica da UFJF. Conquistou o 4? lugar no ranking nacional e estava concorrendo a uma vaga no Panamericano. "Saltei para o 2? do ranking, por?m como n?o sou conhecido nacionalmente, n?o fui convocado".

Os obst?culos no esporte
Alexandre aponta a falta de patroc?nio, como a maior dificuldade vivenciada nos ?ltimos tempos. "Preciso de uma s?rie de equipamentos, como uma cadeira especial para as disputas, al?m de recursos para as viagens que realizo em fun??o dos campeonatos". Antes, ele necessitava de um espa?o para treinamento que foi cedido pelo Clube S?rio e Liban?s. Al?m disso, conta com a ajuda do Grupo Arizona, de Belo Horizonte, atrav?s do amigo Alo?sio Fortuna. "Tive que recorrer a outra cidade, pois a Prefeitura de Juiz de fora n?o tem nenhum programa que apoie diretamente seus atletas", afirma.

A??o Social
Ank ? um dos idealizadores da Cooperativa de T?nis de Mesa e est? desenvolvendo o projeto "Atleta do Futuro", que visa treinar crian?as, com o objetivo de profissionaliz?-las para o esporte. As inscri?es est?o abertas e qualquer crian?a pode participar. Os treinos s?o ?s ter?as e quintas, de 18h ?s 21h, no Clube S?rio e Liban?s. A mensalidade ? uma taxa simb?lica de R$ 10. Outras informa?es podem ser obtidas pelo telefone 3234-1633.


Planos para o futuro
Atualmente, Ank se prepara para os campeonatos de 2004 e treina tr?s horas por dia. Ainda assim, encontra tempo para estudar, est? cursando o 3? ano do Ensino M?dio e quer tentar vestibular para Educa??o F?sica ou Administra??o. E quem pensa que o jovem atleta j? est? satisfeito com os trof?us se engana: "Agora ? treinar muito para chegar ao Pan e, quem sabe, as P?ra-Ol?mpiadas".

Ping-Pong

Nome completo: Alexandre Macieira Ank
Nascimento: 14/12/1979
T?tulos:

  • Campe?o Aberto Brasileiro iniciante e 3? lugar profissional - Uberl?ndia - Fevereiro 2002
  • Campe?o Aberto Brasileiro Geral - Vit?ria - Junho 2002
  • 2? lugar na Classe Tr?s Regional Leste - Rio de Janeiro - Outubro 2002
  • 3? lugar no Open Regional Leste - Rio de Janeiro - Outubro 2002
  • Trof?u M?rito Esportivo Panathlon - Atleta do ano T?nis de Mesa Adaptado - Juiz de Fora - 2002
  • Mineiro Andante N?o Cadeirante Individual e 8? lugar geral - Belo Horizonte - Fevereiro 2003
  • Campe?o Aberto Brasileiro iniciante e profissional - Fevereiro 2003
  • 1? lugar no Aberto Brasileiro de T?nis de Mesa Classe Tr?s - S?o Paulo - Mar?o 2003
  • 2? lugar no Aberto Brasileiro de T?nis de Mesa no Open - S?o Paulo - Mar?o 2003
  • 2? lugar na Copa de T?nis de Mesa Classe Tr?s - S?o Paulo - Maio 2003
  • 1? lugar na Copa CIEDEF de T?nis de Mesa Classe Tr?s - S?o Paulo - Junho 2003
  • 3? lugar na Copa CIEDEF de T?nis de Mesa no Open - S?o Paulo - Junho 2003
  • Trof?u Homenagem Especial dos 30 anos da Faculdade de Educa??o F?sica UFJF - Junho 2003
  • 2? lugar no Campeonato Brasileiro - Goi?nia - Outubro 2003
  • 2? lugar no Campeonato Aberto - Curitiba - Outubro 2003
  • *Renata Silva ? estudante do 5? per?odo
    da Faculdade de Comunica??o da UFJF