Cintos modelam o corpo, mas nem todas as mulheres devem usá-los Os acessórios ajudam a identificar a personalidade das mulheres, mas, segundo estilistas, eles não são indicados para quem está acima do peso

*Eliza Granadeiro
Colaboração
13/12/2010
Foto de cintos diversos

Sejam de couro ecológico ou puro, de elástico, com detalhes de lacinhos e flores, entre outros, o cinto é um dos acessórios mais utilizados atualmente pelas mulheres. Eles ajudam a modelar o corpo feminino, mas os especialistas não o aconselham para quem está um pouco acima do peso.

O estilista Marcelo Mostaro explica que os cintos usados por pessoas baixas diminuem ainda mais a altura. "Em pessoas baixas, o cinto cria um corte horizontal, o que acaba diminuindo a estatura." Ele também desaconselha o uso do acessório para as mulheres que estão acima do peso. "Na verdade, para as mais gordinhas, os cintos ajudam a delimitar a própria gordura. Mesmo assim, se ela quiser usar, a dica é que escolha um cinto da mesma cor da roupa", completa.

O estilista explica que há dois tipos básicos de cintos. "Os finos são indicados para o uso em calças de corte reto, porque marcam a cintura da mulher, formando um look lady-chic. Já os mais grossos devem ser usados abaixo do seio. Mas, pessoalmente, acho que esta forma desvaloriza o corpo feminino", opina. Ele diz, ainda, que na atual moda não há mais as questões de certo e errado. "A moda é aberta, então o que importa é a pessoa sentir-se bem com o que está usando".

"O acessório ajuda a dar uma levantada na roupa", afirma a dona de uma loja da cidade, Suzana Maria Andrade Fonseca de Lima. Ela fala que quanto mais a roupa é básica, mais o acessório é importante para valorizar o modelo. "O cinto serve para compor o jeito de vestir de cada mulher. Ele ajuda a identificar a própria personalidade de quem está usando. Mulheres mais jovens escolhem cintos mais coloridos, com detalhes diversos e as mais velhas, optam por aqueles de cores neutras e que não tenham tantos detalhes."

Suzana explica que uma das tendências é usar o cinto com short. "Fica um visual bem legal, descontraído". Já para quem usa com calça jeans, a dica é que, se a blusa for mais justa, o cinto deve estar na própria presilha da calça. "Com as mais longas, ele deve ser colocado sobre a blusa." A empresária afirma ainda que o acessório é um ponto de informação na roupa. "Assim, uma roupa que já tenha muitos detalhes, não precisa de acessórios", acredita.

Foto de uma modelo com cinto grosso Foto de uma modelo com cinto fino
Tendência para a próxima estação

A vendedora Gleicy Faria afirma que os cintos foram uns dos acessórios mais pedidos pelas clientes nos últimos meses. "As clientes procuraram e continuam procurando por cintos, principalmente por peças que tenham um acabamento diferente, com detalhes diversos", afirma Gleicy.

"O cinto dá uma nova cara para o que estarei usando no dia. O meu modelo preferido é o de elástico porque ele se adapta ao meu corpo e dá para usar com qualquer tipo de vestido por exemplo", afirma a cliente Denise Sarto.

"Os cintos fizeram tanto sucesso que acho que eles vão continuar com força total, durante todo o verão e também na próxima estação", afirma Suzana. O estilista Marcelo Mostaro acredita que os cintos são mais usados durante o inverno e como eles já estão na moda no verão, eles vão continuar na preferência de acessórios de muitas mulheres para o inverno de 2011.

Veja as opções de cintos

*Eliza Granadeiro é estudante do 6° período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Thaísa Hoskem