• Assinantes
  • Mulher

    Moda no trabalho

    Ana Paula Calixto Ana Paula Calixto 2/03/2018

    A  moda vive um momento de transição, de quebrar regras pré estabelecidas. O discurso recorrente: hoje tudo pode, tudo é permitido. Não há mais regras !

    Será mesmo ?

    Será que o dress code  foi extinto? Os códigos de vestir em ocasiões especiais (assunto para outra coluna) e os códigos de vestimenta no ambiente profissional (assunto desta coluna) não existem mais? Liberou geral?!! Acredito que não.

    Um profissional é constantemente avaliado quanto as suas habilidades, competências, e também pelo seu modo de vestir. Roupas adequadas no ambiente profissional impõe respeito e valorizam a pessoa. A roupa atua como ferramenta de expressão para passar parte do que somos, e devemos usar isso a nosso favor !

    Roupa é a camada visível, moda é comunicação não-verbal! Fala por nós antes de abrirmos a boca! Quando escolhemos  gerenciar nossa imagem, determinamos deixar visíveis nossas melhores qualidades, a  nossa melhor versão !

    Para pensar

    O que fez você  vestir essa roupa  para ir trabalhar ?

    Quais  foram seus critérios de escolha ?

    Foi o conforto, seu estilo ou o código de vestimenta da sua empresa e da sua profissão ?

    Quanto de você tem no look que você escolheu ?

    Para colocar em prática

    Nunca negligencie a gestão estratégica da sua imagem

    Estilo = tempo + dedicação + técnicas certas

    Procure referências de looks que te agradem , e coloque em prática

    O visual não pode falar tão alto e você não aparecer, você vem antes da roupa

    Imagem do profissional x imagem da pessoa devem ser complementares , devem contar uma verdade

    Faça  misturas corretas

    Tenha peças- chave: saia lápis, calça de alfaiataria, camisa de tecido, blazer, vestido mais reto,  comprimento midi

    Sempre que puder use salto e uma boa bolsa

    Invista em acessórios diferenciados

    Maquiagem sempre

    Cabelo arrumado é imprescindível

    Na dúvida vá no clássico : preto e branco , peças de alfaiataria

    Para  incrementar, que tal investir em cores?

    Procure alternativas criativas , porém respeitosas

    E lembre-se sempre

    Se vestir bem não significa usar roupas caras, a última tendência e ter muita variedade de peças. O essencial é ter bom senso, se conhecer, respeitar seu corpo e seu estilo pessoal e usar a sua imagem como uma aliada !

    “A imagem construída com inteligência e charme ajuda na comunicação com o outro. Incorpora confiança. Não é uma questão de simples vaidade, mas de sobrevivência “ Costanza Pascolato

    E como a gente gosta é de vida real, convidamos a fotógrafa Aline Bastos para registrar  profissionais com seus “office looks “ e pedimos para que elas  falassem sobre seus estilos, suas escolhas e o modo de vestir no dia a dia de trabalho. E começo a brincadeira comigo.

    Exerço múltiplas funções e sempre procuro montar minhas produções de acordo com o ambiente que irei frequentar. Gosto de estar sempre pronta para qualquer ocasião e brinco que como trabalho com moda tenho “licença poética“ para me vestir! Adoro usar as tendências da moda, não tenho medo de experimentar novos estilos, mas aprendi a regra de ouro: pode ser tendência, ficar lindo nas blogueiras , estar em todas as vitrines, mas se não falar de mim não uso de jeito nenhum! Abro mão com a maior facilidade ! Mas confesso, quando o assunto é moda, difícil eu não gostar! A Aline me fotografou aonde me sinto mais inteira, dentro de sala de aula. Confere na galeria as profissionais que cederam seu precioso tempo para ilustrar nossa coluna. Até a próxima !



    ALESSANDRA BRUN  - MÉDICA
    “Meu visual típico de trabalho é calça e camisa de tecido, adoro looks preto e branco. Nos hospitais preciso seguir regras rígidas de vestimenta, mas no consultório, posso  ousar mais nos looks e imponho meu estilo até nos jalecos. Fujo do tradicional branco e sempre uso saltos, minha  paixão. Penso sempre que meus pacientes merecem me ver bem vestida, então capricho no visual ! Gosto de incrementar meus looks com acessórios marcantes e minha fórmula de sucesso está sempre ligada a paleta de cores mais básicas , um bom salto e pele impecável com uma make perfeita “



    TATIANA DIAS COSTA - DENTISTA
    “Sempre dou preferência a roupas confortáveis com um bom corte, em tecidos leves tipo seda, linho e renda. Trabalho sempre de calça, pois é mais confortável para os atendimentos odontológicos, uso camisas na mesma cor ou coloridas, e sapatos brancos de salto médio ou tênis slip on . Arremato os looks com acessórios variando com brincos pequenos e colares mais elaborado.  Nos atendimentos, uso jalecos de cores claras ou branco. Meus office looks me deixam segura e muito confortável, e consigo imprimir meu estilo nas escolhas das minhas roupas de trabalho . Como adoro moda, faço uso das possibilidades que ela nos proporciona e procuro inserir algumas peças mais modernas, como calças flaire , pantalonas , coletes , sapatos com salto bloco e tênis . “


    MÁRCIA MOTA -  REITORA DE CENTRO UNIVERSITÁRIO
    “Gosto muito de um vestido bem alinhado ao corpo e macacão é uma peça chave para qualquer ocasião. Cores escuras são as que predominam nos meus looks e que combinam mais comigo. A empresa exige um dress code mais formal, mas sempre monto meu look alinhado ao meu estilo e buscando me sentir confortável. Gosto de seguir as tendências para a estação e sempre procuro ler tutoriais de moda . Um look básico seja qual for, com um salto fica outra cara e a make complementa .”


    MARIA CLARA MARTINS – MÉDICA
    ”Meu visual típico a primeira vista pode parecer o jaleco, mas o vejo mais como um acessório! Sempre penso muito na roupa a ser usada como base para o jaleco , tipicamente uso peças de alfaiataria, calça e camisa, mas também uso muito vestidos . Na maioria das vezes, preto ou bege, eventualmente, uma cor mais vibrante e raramente,  estampas . Minhas peças chave são os vestidos pretos, no comprimento midi, sequinho, sem ser muito justo com poucos detalhes. Adoro acessórios discretos e mais clássicos, mas os anéis grandes e mais marcantes me fascinam !Trabalho sempre de salto alto e com uma make caprichada. Gosto de trabalhar 100 % confortável e confiante , então não abro mão do meu estilo !”


    MARY TABET  - NUTRICIONISTA
    “Minhas preferências são calça de alfaiataria com camisas, sempre priorizando conforto e beleza. Calça preta e camisa branca são minhas peças chave. Não sigo regras nos looks de trabalho e  gosto de estar bem vestida a qualquer hora do dia. Adoro montar produções  e sempre priorizo o meu estilo. Gosto de variar os penteados e amo cintos e lenços. Tenho um coletão de linho que fica bem em cima de qualquer look ! “


    VERU CAMPOS EMPRESÁRIA
    “Meu visual típico de trabalho é uma roupa que me faça sentir bem confortável, minhas peças chave são calça, blusa sempre básica e scarpin. Priorizo as cores preto e branco e às vezes peças listradas. Salto é minha paixão número um, mas nada me impede de recorrer a sapatos mais baixos nos dias mais exaustivos. Nas minhas produções nunca falta brinco, relógio e óculos e adoro jogar um lenço para dar uma “quebrada” e dar um ar de elegância .”


    RAQUEL FRAGA -  ARQUITETA
    “Meu visual é sempre confortável, não decorado. Uso muito jeans e opto por roupas leves. Quando visito canteiro de obras, tenho algumas restrições de vestimenta e  primo pela praticidade. Como não posso me incrementar muito, recorro aos acessórios maiores para dar um peso para a roupa. Já em dia de apresentação de projeto, posso caprichar mais e tenho uma opção maior de looks , inclusive os vestidos soltos que adoro .”


    RENATA MARTINEZ - ADVOGADA
    “Tenho um visual mais formal, por exigência da minha profissão, normalmente  uso calça, mas vario com vestido ou saia midi. Calças de alfaiataria, camisas, blusas de tecido mais fino, peças lisas, preto e salto fino compõem geralmente meus looks de trabalho que são bem diferentes dos meus looks de lazer. Na sexta-feira , aproveito o casual day para usar uma calça jeans mais escura , com camisa ou chemise ou um casaquinho mais despojado, sapato com salto mais grosso ou anabela, mas sem dispensar a formalidade .”



    RACHEL MARQUES  -  EXECUTIVA
    “Meu visual típico de trabalho é sempre mais formal. Apesar de não termos um “dress code”  pré definido, preciso me vestir adequadamente ao meu cargo . As regras são sempre o bom senso, nada de decotes ou roupas curtas. Mas isso já é o meu estilo. Consigo me enquadrar sem perder minhas preferências e busco variar e inovar meus looks com peças da moda. Opto por um visual mais discreto nos meus looks de trabalho, uso muito preto, calcas de alfaiataria, camisaria, saias e vestidos no comprimento midi, sempre priorizando o meu estilo. Salto  alto é item obrigatório Deixo para as horas de lazer as roupas mais descontraídas . “



    FERNANDA GALLOLETTI  -  MAQUIADORA E CABELEIREIRA
    “Uso uniforme diariamente no meu trabalho e  me sinto 100% confortável ! Trabalho sempre de preto , com a blusa do Estúdio, calça e tênis, o que vario são os acessórios, adoro brincos e cordões. Tenho várias armações de óculos de grau e estou sempre variando o modelo. Capricho sempre no cabelo e na maquiagem, onde dou o meu toque pessoal .”



    ALINE MAIA – JORNALISTA, PROFESSORA E COORDENADORA DE CURSO
    “Meu visual  de trabalho é um visual básico, típico de jornalista que tem que estar  sempre pronta para as mais diversas situações. No meu  trabalho utilizo um estilo  básico mais formal, em atendimento ao ambiente que atuo. Visual mais básico é bom para  compor a persona ao me apresentar , ao me relacionar com outras pessoas. Calça jeans é minha peça chave , adoro camisas de maga ¾ ou camiseta , detalhes delicados nas peças, não uso estampas, listras e não sou muito de ousar. Ousadia só nas armações dos meus óculos ! Aprendi ainda criança com a minha vó de separar as peças de ir a missa de domingo das outras peças , e carrego isso comigo, ainda separo roupas de trabalhar de roupas de sair !”

    Ana Calixto é graduada em Psicologia , Pós Graduada em Produção de Moda e Stylist, Coach de Imagem, Professora Ma. do Curso de Design de Moda da Estácio

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.