Moda estilo tendência 

Ana Paula Calixto Ana Paula Calixto 6/04/2018

“A moda passa, o estilo permanece”, Yves Saint Laurent
O ato de escolher roupas, em casa ou na loja, é uma forma de nos descrever e de nos definir. Tal como um logotipo criado para traduzir a identidade de uma marca, as roupas exercem o mesmo poder ao expressar personalidades. A moda tornou-se plural! Não existe mais uma única verdade vestível, e sim várias, que se apresentam de acordo com o nicho-alvo . Daí as inúmeras possibilidades de estar na moda.

Moda vem do latim “modus” que significa modo de ser. A moda é como você conversa com o outro: “o que eu sou, o que eu gostaria de ser, o que eu estou aquele dia”. A roupa tem todo um movimento social e político, e está ligada à arte, à cultura, ao momento em que a sociedade está vivendo.

E o streetstyle?

Bom, ele faz parte de todo esse contexto. O streetstyle é uma cultura particular, que se reflete em uma forma de vestir.

Os consumidores, hoje, estão se tornando embaixadores de um mundo mix, a diversidade, a complexidade. A moda hoje é como um caleidoscópio, no qual os estilos da rua se sucedem. A atualidade é um supermercado de estilos.

E as tendências?

Uma tendência de moda qualifica um momento da moda, caracterizado por seus especialistas, temas, cores, tecidos, estampas, e formas de objetos em um determinado tempo da moda.

E o estilo?

Estilo vem do latim “stillus” e significa instrumento para escrita. Na antiguidade, cada escritor tinha um modo particular de se expressar, daí o sentido da palavra. Representa a originalidade de cada grupo, de cada indivíduo. Vem a ser a busca de um padrão de beleza, onde cada pessoa faz suas próprias representações.

O ícone de elegância Costanza Pascolato define: “Estilo é o que dá forma ao pensamento e mostra quem você é de verdade. Estilo distingue quem espelha de quem irradia. Estilo é conquista individual, plena de autonomia. Ele nos dá sentido de competência, prazer e segurança. Transcende tempo e gênero.”
Estilo é pessoal e intransferível e diz muito sobre você. Ele está diretamente ligado às suas informações pessoais, ao que você consome, ao que você usa. Funciona como se fosse um RX. É a maneira de cada pessoa escolher vestir uma determinada roupa, aproveitar a moda de maneira seletiva, tirando dela o que lhe interessa, o que combine com a sua personalidade.

Na construção do seu estilo individual alguns fatores são determinantes como: percepção, bagagem cultural, necessidades pessoais, toque pessoal. A construção do seu estilo é constante!

Cada um possui um estilo predominante. É uma forma de você tornar o seu guarda-roupa e o seu visual ainda mais afinado ao seu jeito de ser. Para Gore Vidal, estilo é saber quem você é, o que quer dizer e não dar o mínimo para o resto. Então, qual é seu estilo?

Quem, e o que, nos influencia?
Tudo o que está ao nosso redor influencia o modo como nos vestimos. Se faz calor ou frio, por exemplo, pensamos em roupas mais adequadas para que fiquemos confortáveis. O que assistimos na TV, no cinema ou em nosso feed do celular, se nos agrada, tentamos fazer igual. Somos induzidos, a todo tempo, a criar referências e a reproduzi-las em um determinado momento. Moda é isso: um moodboard dinâmico, aleatório e infinito.

Moda, tendência e estilo – na prática!
Os mais antenados no mundo da moda já sabem quais serão os hits desta estação. Se você tem dúvidas quando à melhor forma de adaptá-las ao seu estilo, a coluna convidou algumas das principais influenciadoras de Juiz de Fora para mostrar como elas pretendem adaptar as tendências ao seu modo de vestir. Elas foram clicadas pelo fotógrafo Felipe Bolpato, na ruas da cidade, o maior termômetro para sentir se a tendência vai virar febre ou não!

Larissa Chehuen

O vinil, é o grande protagonista desta temporada . E se for vermelho então ! Larissa Chehuen reuniu várias tendências em um look só sem perder o seu estilo ousado e contemporâneo !

Camille Zaka

A  oncinha está com tudo nas coleções  outono inverno . Camille Zaka levou a oncinha para um look bem street , coordenando com t-shirt logomania e bota vermelha. O toque inusitado fica por conta da bolsa de bambu .

Mariana Noronha

A alfaiataria sempre tem espaço no guarda-roupa de inverno . Mariana Noronha trabalhou a tendência com mix de xadrez na inspiração Príncipe de Gales e deu a sua cara street style com a t-hirt e o coturno .

Isabela Rodrigues

Inverno é feito para brilhar ! O lurex ganhou as ruas e  Isabela Rodrigues não teve medo de potencializar o brilho  combinando-o com  vinil e pochete.

Ingrid Og

O sapato branco é o mais famoso da temporada  e Ingrid Og combina o estilo lady like com a tendência que está ganhando os pés das fashionistas .

Isabella Og

A padronagem do Xadrez Príncipe de Gales aparece em diversas coleções de outono inverno . Isabella Og apostou na tendência combinada com  calça de couro , a peça mais cara de inverno ever !

Lorena Rodrigues

A estampa de estrelas promete brilhar nesta estação e Lorena Rodrigues escolheu o macacão com estrelas miúdas que remete aos poás , outra tendência forte !  A produção em preto e branco é sempre certeira para looks nas temporadas mais frias .

Flávia Schmitd

O militarismo volta forte , e  aparece também em versões repaginadas .Flávia Schmitd, apostou no total look , bem no estilo conjuntinho e deu uma quebrada no look com a camisa amarrada na cintura .

Raisa Polato

Os looks monocromáticos estão dominando as tendências de outono inverno .Raisa  Polato optou pela produção total  na mesma cor , conferindo sofisticação para o look street .

Norma Pifano

O mood esportivo ao melhor estilo hi-low, é a cara do street style ! Norma Pifano misturou  a calça do momento,  a jogger , com camiseta esportiva e scarpin em verniz.

Gigi Fonseca

Se tem um trio de cor queridinho da moda é o preto +branco + vermelho . Gigi Fonseca apostou nesta combinação de cores e temperou com referências esportivas como as listras e o quadriculado