Este campeonato não vai ser igual ?quele que passou

Por

Ailton Alves 16/2/2009

Este campeonato n?o vai ser igual ?quele que passou

A derrota imposta ao Tupi, de forma justa e incontest?vel, pelo Ituiutaba nos deixou mais perdidos que aquele Arlequim que ficou chorando pelo amor da Colombina no meio da multid?o. No campeonato passado, quando as Cinzas chegaram est?vamos no para?so. Agora, estaremos entrando em campo, para enfrentar o Villa Nova, com a necessidade de sair do limbo - aquele est?gio que segundo o Papa n?o existe mais na vida, mas que no futebol representa o nada: nem classifica??o para a segunda fase e nem rebaixamento. Est? fazendo um ano, portanto, que fomos de tanto riso, oh quanta alegria, para a m?scara negra da d?vida.

Este campeonato n?o vai ser igual ?quele que passou. Isso ? certo. ? quase certo tamb?m ter que pegar aquela fantasia, de campe?o mineiro, e deixar guardada ou no m?ximo pendurada aguardando por melhores dias. Claro que ningu?m vai morrer, mas ? como se pass?ssemos todo o torneio separados, n?s pra c? e os times que efetivamente v?o decidir pra l?.

Estamos nesse bloco de desalentados e n?o na ala dos euf?ricos porque n?o nos preparamos para o campeonato. O desmonte do time este ano - em nada diferente ao de anos anteriores - cobrou uma fatura maior. Os carij?s, desta vez, n?o est?o conseguindo o que invariavelmente conseguem: superar o caos do in?cio de cada ano e de anos acumulados de desinteresse da cidade.

**********

O campeonato que interessa, aquele que nos envaidece e nos preocupa, ? o Mineiro. A bola que rola por aqui, nas Gerais, ? muito mais interessante que a que rola em outras plagas - cariocas e Europa inclu?dos.

Por?m, h? outros dois torneios, quase Carnaval tempor?o (como quer o sambista Mam?o para a Festa de Momo de Juiz de Fora), que podem salvar as nossas quartas-feiras (n?o as de cinzas) e o segundo semestre: a Copa do Brasil e a S?rie D do Campeonato Brasileiro.

A Copa do Brasil come?a nesta quarta, dia 18, quando o Tupi recebe o Crici?ma - time da terra do carv?o e que tamb?m anda preocupando seus torcedores com seguidas quedas de divis?o. H? o glamour, ? claro, de participar de um certame nacional, mas, salve engano que ser? bem-vindo, ser?, a nossa participa??o, mais curta que o Carnaval. Se passarmos pelos catarinenses, provavelmente teremos o N?utico de Recife pela frente e, se seguirmos adiante, o Internacional de Porto Alegre a cortar nossas asas. Nada mais fugaz.

A S?rie D - quarta divis?o do Brasileiro - ? diferente. O torneio ? a cara de times como o Tupi: um grau de dificuldade muito elevado e um pr?mio - acesso ? S?rie C - que parece pouco, apenas compensat?rio, mas que ? t?o almejado quanto o s?bado de Carnaval.

Para chegar l?, se inscrever sem nenhum tipo de constrangimento num torneio de quarta categoria, ? preciso ficar entre os tr?s melhores do Mineiro (excluindo Cruzeiro, Atl?tico - que est?o na S?rie A -, Am?rica e Ituiutaba - garantidos na S?rie C). Hoje, Democrata, Rio Branco e Uberl?ndia s?o os donos dessas vagas. Se nos restar um pouco de torcida, que seja para fazer parte desse trio.

Ailton Alves ? jornalista e cronista esportivo
Saiba mais sobre Ailton, clicando aqui!

Sobre quais temas da ?rea de Esportes voc? quer ler nesta se??o? O jornalista e cronista esportivo Ailton Alves aguarda suas sugest?es no e-mail esporte@acessa.com