Satisfação sexual ajuda no sucesso de longos relacionamentosEm contrapartida, é possível que as mulheres tenham mais satisfação sexual em longos relacionamentos, devido ao envolvimento do casal

Victor Machado
*Colaboração
20/7/2011
sexualidade

O sucesso de uma relação entre homem e mulher pode passar por vários fatores. No entanto, o que será primordial para que relacionamentos longos sejam não apenas duradouros mas prazerosos para o casal? Um dos principais fatores é satisfação sexual e, mulheres e homens, têm diferentes maneiras de chegar a essa satisfação.

De acordo com a sexóloga Jussara Hadadd, não existe uma fórmula perfeita para o sucesso de longas relações, mas a vida sexual bem definida é um dos principais fatores. "O ser humano é diferente, não existe uma fórmula de sucesso. Há casais que vivem muito tempo juntos entre tapas e beijos, tem outros que vivem e não têm tanta satisfação sexual. O fato é que é importante se preocupar com o sexo em qualquer relação amorosa. Seja longa ou não."

Jussara explica que as mulheres precisam de envolvimento. Segundo ela, uma relação longa e saudável representa para a mulher segurança, admiração, elogios e mostra que ela é apreciada pelo parceiro. "A mulher precisa de ser bem tratada. O envolvimento entre o casal é muito importante para que a parceira sinta satisfação sexual. Portanto, é possível que as mulheres tenham mais satisfação sexual em longos relacionamentos."

Essa, talvez, seja a explicação para uma pesquisa realizada pelo Instituto Kinsey da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que apontou que as mulheres são mais propensas a relatar satisfação na cama em relacionamentos que duram mais de 15 anos. O estudo teve a participação de mil casais do Brasil, EUA, Alemanha, Japão e Espanha, e que estavam juntos há uma média de 25 anos, e com idade entre 40 e 70 anos.

Ao contrário delas, os homens podem ficar desgastados com os longos relacionamentos. Para a sexóloga, existem alguns que valorizam e precisam dessa estabilidade, no entanto, a grande maioria perde o estímulo. "Lógico que existem homens que precisam de estabilidade. Porém, a satisfação deles é diferente da satisfação delas. O homem fica desgastado com longas relações e podem perder os estímulos. Com isso, eles acabam buscando esse estímulo fora de casa."

Satisfação para ambos

Apesar das diferenças, a sexóloga afirma que é possível buscar um meio-termo e fazer os longos relacionamentos prazerosos para ambos. Segundo ela, os casais devem se preocupar em não deixar o sexo em segundo plano na relação. "O grande erro é deixar o sexo de lado. É comum os casais começarem a ganhar dinheiro juntos, ganharem sucesso, e montarem a vida juntos, mas esquecerem do sexo. Temos que ter na cabeça que tudo isso é importante, porém, o sexo é essencial para mulheres e homens."

Sexo ajuda a esquecer diferenças

A sexóloga comenta que se preocupar com o sexo entre o casal pode fazer com que alguns problemas sejam esquecidos. "A química em um relacionamento é muito importante e ela pode fazer com que tanto o homem quanto a mulher esqueçam certas diferenças e brigas e convivam melhor. Portanto, a satisfação sexual é importantíssima para o sucesso de qualquer relação." Além disso, a sexóloga afirma que é fundamental um diálogo aberto entre o casal.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.