Quarta-feira, 24 de outubro de 2013, atualizada às11h22

HU abre inscrições para programa direcionado a mulheres no climatério

HU

Estão abertas as inscrições para o projeto Viver Melhor: assistência integral às mulheres no climatério, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF). As interessadas devem se inscrever pelos telefones (32) 4009-5345 ou 4009-5364, das 8 às 17h, no Setor de Serviço Social. As seções do próximo grupo começam no dia 4 de novembro.

O programa é destinado a mulheres a partir dos 40 anos, que passam pela fase do climatério, caracterizada pela diminuição fisiológica da função ovariana. Fase de início da menopausa, a síndrome climatérica provoca uma série de sintomas físicos e emocionais.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto, Cristiane Garcia Araújo, todas as dúvidas das participantes são sanadas no projeto. "É um grupo bem entrosado, cada dia é uma área que coordena. São muitas as dúvidas, e a intenção é realmente dividir os dias por especialidade, para que as participantes tenham condições de esclarecer e expor suas experiências. Grande parte delas relatam uma mudança na forma de viver essa fase", afirma.

O projeto tem duração de cinco semanas e é gratuito. As seções ocorrem às segundas-feiras, entre 8h e 9h30, na unidade Santa Catarina do Hospital Universitário. Segundo Cristiane, os grupos são compostos, em média, por 20 mulheres, sendo cerca de 140 mulheres atendidas ao ano.

Desde 2001, o projeto é mantido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenado pelo ginecologista Álvaro Polisseni (foto). De caráter multidisciplinar, oferece às participantes reuniões com a presença de profissionais de Medicina, Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Educação Física.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.