Terça-feira, 11 de março de 2014, atualizada às 14h30

DSM oferece gratuitamente 80 exames preventivos diários até sexta-feira

DSM oferece gratuitamente 80 exames preventivos diários até esta sexta-feira

Até esta sexta-feira, 14 de março, o Departamento de Saúde da Mulher (DSM) da Secretaria de Saúde disponibilizará, diariamente, 80 vagas para exames preventivos do colo do útero e mama. o objetivo é detectar precocemente os primeiros sinais destas doenças, já que, segundo relatório da Organização mundial de Saúde (OMS), são as duas principais causas de morte em mulheres em idade reprodutiva no Mundo.

Segundo a chefe do DSM, Juliane Vieira, os exames de caráter preventivos são essenciais. "São exames capazes de detectar se a mulher tem as lesões precursoras do câncer do colo do útero", afirma. Segundo Juliane, a prevenção é parte fundamental do processo.

Os exames preventivos contra o câncer de colo de útero são direcionados a mulheres com idade entre 25 e 64 anos que não tenham sido submetidas ao exame nos últimos três anos. Já os exames preventivos de câncer de mama, realizados por meio de mamografia, são para as mulheres na faixa etária compreendida entre 40 e 69 anos.

As interessadas devem comparecer na sede do Departamento de Saúde da Mulher, no 6º andar do Pam Marechal, das 7 às 14 horas, com cartão SUS e a carteira de identidade. Os exames são marcados para o mesmo dia. As mulheres que quiserem fazer o exame preventivo devem seguir algumas orientações da Secretaria de Saúde: não podem estar menstruadas, não podem ter mantido relação sexual menos de 48 horas antes do exame e não podem ter usado medicamento vaginal ou ducha nos três dias anteriores ao exame.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.