Corrida da Fogueira arrecada t?nis e agasalho para projeto social do Filgueiras

Por

Corrida da Fogueira arrecada t?nis e agasalho para projeto social do Filgueiras
Sexta-feira, 20 de julho de 2018, atualizada às 13h

Corrida da Fogueira arrecada tênis e agasalho para projeto social do Filgueiras

Angeliza Lopes
Repórter

Em sua 71ª edição, a Corrida da Fogueira ampliará sua proposta com ação social voltada para o futuro do atletismo em Juiz de Fora. Em prol de apoiar os projetos Mexa-se e Ligeirinhos, do bairro Filgueiras, que beneficia 40 crianças e adolescentes de 5 a 16 anos, a organização da corrida vai arrecadar tênis de corrida usados ou conjuntos de frio em bom estado. Cada doação será convertida em um vale cerveja Antuérpia Premium Large. A arrecadação será neste sábado, 21 de julho, das 9h às 13h, no espaço onde estão sendo entregues os kits para os competidores, na praça do Bom Pastor.

A idealizadora e atleta voluntária do projeto, Viviany Anderson, conta que os trabalhos beneficiam crianças e adolescentes de escolas públicas com treinos às segundas e quartas-feiras. Os beneficiados também participam, uma vez por mês, de uma corrida na cidade e região com todo o suporte do projeto.

O grupo é formado por 30 atletas do bairro Filgueiras, dez do Nova Germânia, dois de Petrópolis e um de Cataguases. Ela explica que os alunos possuem uniforme completo, mas o patrocínio para adquirir os tênis ainda é uma dificuldade. "A iniciativa será muito importante para nosso projeto, pois o tênis é um item fundamental para a corrida. Além disso, se recebermos doações além do que precisamos, vamos repassá-las para outros trabalhos sociais da cidade", diz a voluntária.

Os atletas mirins vão competir na Corrida da Fogueira, às 17h, pela prova “Fogueirinha”, com percursos variados, de 50 a mil metros, dependendo da faixa etária.

Projeto Ligeirinho

Dos 31 anos no atletismo, Viviany já dedica 24 deles ao social. O primeiro passo foi criar a Associação Atlética Viviany Anderson (AAVA) que já rende frutos para o futuro na categoria esportiva da cidade. Atletas mirins do projeto estão se destacando nas provas regionais, como Gabriel de Oliveira, aluno da Escola Estadual Marília de Dirceu, que vai disputar nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), em Uberaba, na disputa dos três mil metros. "Temos alunos de 15 anos que já conquistaram as primeiras colocações em corridas nas categorias gerais, disputando com adultos. São frutos do nosso trabalho que já estão se destacando no cenário esportivo local", reforça, lembrando que no caso destes garotos e garotas, os treinos acontecem durante toda a semana.

Para ampliar a oferta de treinos e aulas em parceria com estagiários e fisioterapia e psicologia, Viviany está buscando parceiros para abrir a sede da associação. Caso tenha interesse em colaborar, o contato pode ser feito pelo WhatsApp 32 99803 3836.