Segunda-feira, 19 de setembro de 2016, atualizada às 18h51

Alunas do projeto Ventre Amigo se apresentam no próximo sábado

Da redação
foto

Doze alunas do projeto interdisciplinar Ventre Amigo vão se apresentar pela primeira vez no próximo sábado, 24 de setembro, durante a programação da IV Jornada Interdisciplinar de Saúde da Mulher, na Faculdade de Engenharia - prédio Itamar Franco, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa usa a dança do ventre como ferramenta terapêutica, com acompanhamento de fisioterapeuta, psicóloga e oncologista, no Hospital Universitário (HU). A apresentação, às 17h45, encerra as atividades do evento, voltadas para acadêmicos, profissionais de saúde e pessoas interessadas na área.

Conforme a professora voluntária de dança do ventre e psicóloga, Fabiana Tolomelli, as aulas de dança tiveram início há cinco meses, na sala de fisioterapia do Hospital Universitário (HU) da UFJF, e buscam estimular o movimento e melhorar a auto estima de mulheres em tratamento ou recuperadas, principalmente, do câncer. “Dez alunas tiveram câncer de mama e duas retornam de tratamentos uroginecologicos. Trabalhamos com coreografias bem básicas, pois a intenção é o lado terapêutico da dança, pois muitas mulheres que tiveram câncer de mama ficam com a musculatura do braço prejudicada. Ainda que os movimentos não sejam perfeitos, o importante é a alegria delas estarem ali”, explica Fabiana.

Ela complementa que a intenção do projeto é ampliar as apresentações para o Hospital Oncológico e 9 de Julho, onde existem outras mulheres em tratamento ou no início da descoberta da doença, para que se sintam motivadas. “Queremos que as participantes sejam as portas vozes da ação, que mostrem que passaram por este momento e saíram vitoriosas, com alegria. Também queremos trabalhar questões de prevenção do câncer de mama e útero”, detalha.

A apresentação acontece a convite da organizadora da Jornada, Simone Meira, que também coordena o setor de fisioterapia do projeto Ventre Amigo ao lado da voluntária Mayra Lana.

Jornada Saúde da Mulher

Despertar um olhar mais amplo sobre as diversas questões relativas à saúde da mulher é o objetivo da IV Jornada Interdisciplinar de Saúde da Mulher, que acontece neste final de semana, na Faculdade de Engenharia - prédio Itamar Franco, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na sexta, 23, a programação será das 17h às 20h30, já no sábado, 24, das 8h30 às 18h. O evento este ano conta com o tema “Mulher de fases: uma visão interdisciplinar sobre a saúde da mulher”. No dia 25, haverá atividades informativas para a comunidade, na Praça Cívica da UFJF, voltadas para a educação em saúde.

O objetivo é contribuir para a formação dos futuros profissionais de saúde, aproximando as diversas áreas que atuam na saúde da mulher no conhecimento sobre as ações de cada uma e das possibilidades de atuação interdisciplinar.

ACESSA.com - Alunas do projeto Ventre Amigo se apresentam no pr?ximo s?bado