Imposto resolvido pela internet Esse ano, declara??o n?o pode ser feita mais pelo telefone. A internet ? a forma mais c?moda de colocar as contas em dia

Fernanda Leonel
Rep?rter
06/02/2007

Em 2006, o contribuinte perdeu uma das formas de fazer a declara??o do Imposto de Renda: o telefone n?o ? mais instrumento para ficar em dia com o Le?o. Mas. as novas tecnologias vieram para compensar as perdas: em 2007(ano base 2006), quem vai declarar o IR pode optar por quatro tipos de entrega.

Quem mora no exterior s? pode fazer a declara??o pela internet ou pelo sistema online, j? que a partir desse ano, os postos do Minist?rio das Rela?es Exteriores tamb?m deixam de receber as declara?es.

Escolha a que melhor se encaixa eo seu perfil e n?o perca o prazo: a data limite termina no dia 30 de abril. Quem passar desse prazo, corre o risco de ter que tirar do bolso R$ 165,74, que ? o valor das multa do IR.

Confira as formas de envio das informa?es e documentos:

A primeira delas ? se utilizar de um programa, que pode ser "baixado" no site da Receita Federal. Depois de fazer o download do Receita Net, o contribuinte preenche seus dados e devolve o formul?rio via web.

H? tamb?m a op??o do uso do site da Receita Federal para entrega do formul?rio, sem a necessidade de baixar o programa. Nesse caso, as informa?es s?o preenchidas dentro do pr?prio site da Receita. No entanto, essa op??o ? v?lida apenas para quem vai fazer declara??o simplificada.



Outras formas
Por disquete
Outra op??o ? fazer a retirada de disquetes ag?ncias do Banco do Brasil S.A. ou da Caixa Econ?mica Federal. Quem se utilizar dessa forma de pagamento, deve, ap?s o preenchimento dos dados, entregar os disquetes novamente nas ag?ncias banc?rias.

Por formul?rios
Pelo formul?rio impresso, que pode ser comprado nas ag?ncias dos Correios, o contribuinte tamb?m faz as pazes com o Le?o. O impresso custa R$3,40 e deve ser entregue na mesma ag?ncia da retirada.