Crise derruba venda de carros em JF e revendedoras fazem promoções para não perderem clientes

Por

Quarta-feira, dia 19 de novembro de 2008, às 14h40

Crise derruba venda de carros em JF e revendedoras fazem promoções para não perderem clientes

Guilherme Arêas
Repórter

Apesar da crise econômica mundial, que mexe com o poder de compra de empresas e consumidores comuns, as concessionárias garantem que este pode ser um bom momento para a compra do tão sonhado carro zero.

Com a queda nas vendas, as revendedoras de Juiz de Fora utilizam as promoções para não perderem os clientes. O supervisor de vendas de uma concessionária da cidade, Adriano Torres Mattar, garante que o consumidor pode encontrar veículos com preço 20% abaixo da tabela fixa.

De acordo com ele, houve uma queda de 18,5% nas vendas em sua concessionária em outubro, em relação ao mês de agosto. "Mas nós já começamos a sentir uma melhora há cerca de duas semanas", revela.

Adriano aponta, ainda, que a crise econômica atingiu, principalmente, as vendas de carros semi-novos, já que as revendedoras desse tipo de veículo encontram dificuldades para fazer a compra dos carros.

Na concessionária onde trabalha João Carlos Micheli o fluxo de vendas de carros zero e semi-novos caiu entre 15 e 20% com a crise. Mas o gerente de vendas também garante que este é o momento para se fazer um bom negócio. "Quando cai a demanda, as promoções começam a surgir e o consumidor é quem ganha", diz.

Além de notarem que os clientes estão sumidos das concessionárias, os profissionais dessa área garantem que o perfil de pagamento do consumidor também mudou. "Se antes ele comprava financiado em até 50 meses, hoje ele tenta dar o máximo de entrada e parcelar em menos vezes", aponta João Carlos.

Para o economista Fernando Agra, diminuir as parcelas do financiamento é uma alternativa, mas o ideal é pagar à vista. "À vista você pode barganhar um preço melhor. Mas como nem todos os consumidores têm condições de pagarem dessa forma, comprar carro nessa época só se for uma necessidade muito urgente", orienta.

O economista salienta que a alta nas taxas de juros é sinal de que não é hora de entrar em financiamento. Mas se o consumidor realmente precisar do automóvel com urgência, deve pedir transparência à concessionária, para saber os valores reais das taxas que serão cobradas.

Já para os que preferem adquirir o carro zero através de consórcio, Agra alerta que o consumidor deve ficar atento à taxa de administração da empresa que oferece o serviço.