Médica alerta sobre prevenção contra o câncer de mama

da Redação - 04/02/2021

Em comemoração ao Dia Nacional da Mamografia, nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, a mastologista do Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DSMCA) de Juiz de Fora, Ana Cláudia Dias Sousa Figueiredo, alerta para o aumento do câncer de mama em mulheres na faixa etária entre 40 e 50 anos, cujo percentual de casos estima-se em 30%.

Como o Ministério da Saúde (MS) indica a mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, a médica apela para que o Governo Federal amplie o rastreamento, contribuindo para diagnósticos precoces, pois a incidência do câncer de mama é quatro vezes maior do que o de colo de útero.

Segundo ela, "a própria paciente pode proceder ao autoconhecimento da mama em casa, ou procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para se submeter ao exame clínico. A mulher que segue essas diretrizes consegue identificar anormalidades como nódulos, abalamento nas mamas (aumento de volume localizado), retração da pele e saída de sangue pelo mamilo, sintomas considerados de risco. Nesse caso, a UBS deve ser procurada para fazer o encaminhamento para o setor especializado na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2016, a rede efetuou 20.430 mamografias; em 2017, 18.062; em 2018, 19.238; em 2019, 19.426; e, em 2020, 7.512.

Em 2020, o número de exames caiu, situação que pode ser explicada pelo isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. A expectativa da médica é de que a situação se normalize em função da chegada da vacina, e esclarece que a mamografia tem baixa sensibilidade para mulheres mais jovens em função da maior densidade mamária. A elas é recomendada a prática do autoconhecimento da mama e, caso percebam alguma alteração, devem procurar atendimento médico.

O exame deve ser realizado pelo público-alvo em intervalos de até dois anos, conforme orientação do MS.

Serviço
(32) 3690-7171 - Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DSMCA)

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.