Quarta-feira, 8 de abril de 2015, atualizada às 15h57

Juiz de Fora tem 117 casos de dengue confirmados e está em alerta

dengue

Com casos confirmados de dengue três vezes maior do que no mesmo período do ano passado, Juiz de Fora permanece em estado de alerta contra infestação do mosquito Aedes aegypti. Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira, 8 de abril, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), 117 casos da doença foram confirmados. Ainda, 164 foram notificados, 30 exames aguardam resultado e 17 foram descartados. Até final de março de 2014, o setor de epidemiologia confirmou 38 pessoas com a doença.

Divulgado no início de março, o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) foi de 6,8%, superior ao aceitável pelo Ministério da Saúde. Os números revelaram risco de surto do mosquito transmissor da dengue e febre chikungunyana. Para evitar maior proliferação do foco, agentes de endemia da Secretaria de Saúde seguem, nesta semana, os trabalhos de conscientização junto à população nos 30 bairros da Cidade Alta. A região dos bairros bairros Borboleta, Morro do Imperador, Martelos, São Pedro, Cruzeiro Santo Antônio, Nova Califórnia, Novo Horizonte e Aeroporto foram as áreas que apresentaram maiores índices de infestação do mosquito.

Ao longo da semana, os carros de som percorrerão a região, prestando esclarecimentos sobre os perigos da doença, suas principais características, formas de contaminação e, principalmente, como evitar, garantindo, assim, a preservação da saúde de todos. No sábado, 11, das 8h às 17h, os agentes passarão pelas diversas ruas, onde serão feitas as coletas. A população deve deixar os entulhos na sexta-feira, 10, à noite, ou no sábado, pela manhã.

Viçosa registra nona morte por dengue

A Secretaria de Saúde de Viçosa, a 173 km de Juiz de Fora, registrou na última terça-feira, 7 de abril, a nona morte por dengue. A mulher, de 56 anos, teve a doença do tipo hemorrágica, e foi atendida na sexta-feira, 3, no Hospital São Sebastião, com sintomas já avançados. Ela não resistiu e o óbito foi registrado no mesmo dia. Os dados foram enviados para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que também deverá analisar o caso.

Ela residia no bairro Posses de Nova Viçosa, local com alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Conforme testemunhas a paciente já apresentava sintomas da doença há alguns dias, mas só procurou assistência médica na sexta.

Dengue em Minas

Segundo o último balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na sexta-feira, 3, foram registrados oito mortes em todo os estado de Minas Gerais. Os óbitos aconteceram em Ouro Preto, Uberaba, Iguatama, Faria Lemos, Três Corações e Três Ponta. Em 2014, foram total de 51 mortes pela doença. O total de casos confirmados em Minas chega a 10.375.

ACESSA.com - Juiz de Fora tem 117 casos de dengue confirmados e est? em alerta