Na cadeira de Calvin Klein
Francisco Costa, nascido na vizinha cidade de Guarani, ganha as passarelas do mundo como bra?o direito de Calvin Klein

Fernanda Leonel
Rep?rter
11/05/2006

Dizem que h? mineiros por todas as partes do mundo. Pelo menos no que depender de Francisco Costa (foto), estilista nascido na vizinha cidade de Guarani, o estado vai continuar bem representado. E em quase todos os cantos do mundo, diga-se de passagem.

Desde 2003 ele trabalha para Calvin Klein, nome que representa uma das marcas de roupas mais vendidas, conhecidas e desejadas do mundo. A Calvin Klein ? um fen?meno tipicamente americano, com "?ndices de reconhecimento" que se igualam a marcas como Pepsi, Nike e IBM, sem contudo perder sua imagem de extrema sofistica??o.

Sua hist?ria na terra de Tio Sam come?ou em 1990, quando ele chegou na cidade para estudar moda. Francisco nasceu em Guarani, mas foi para o Rio de Janeiro estudar. Aos 18 anos, ?poca em que perdeu a m?e, resolveu investir na carreira e se mudar para os Estados Unidos. O primeiro passo para uma carreira de muito sucesso.

J? no novo pa?s, mostrou para que veio logo: nos primeiros meses ganhou uma bolsa de estudos em moda para estudar na It?lia. Depois vieram as contrata?es. Trabalhou com Oscar de la Renta por cinco anos, foi para o escrit?rio de Tom Ford e para a Gucci, em 1998.

A frente das cria?es de vestidos de luxo pra celebridades e clientes exclusivos, acabou sendo convidado por Clavin Klein para abra?ar sua empresa. E foi l? que ele, ao trabalhar lado a lado com o ?cone durante um ano, foi nomeado pelo chefe para assumir sua cadeira. Atualmente ele ? o diretor de cria??o de CK e acaba de ser indicado para para os pr?mios anuais do Council of Fashion Designers of America (conselho de estilistas dos EUA). Francisco ? o primeiro brasileiro a ser selecionado para a premia??o - uma esp?cie de Oscar da moda americana.

ACESSA.com - Como voc? descobriu que queria trabalhar como moda? -

FC

ACESSA.com - Conte-nos da experi?ncia de trabalhar como ?cones da moda mundial como Gucci e agora Calvin Klein.

FC -

ACESSA.com - De que forma a "sangue brasileiro" influencia na sua cria??o?

FC -

ACESSA.com - Tem projetos para fazer moda no Brasil? Como voc? classifica o seu pa?s no mundo da moda?

FC -

ACESSA.com - E por falar em Brasil...Minas Gerais...Qual a sua rela??o com a cidade de Guarani? E com Juiz de Fora? Voc? ainda vem muito ao Brasil?

FC -