Individualidade a dois
Ter um relacionamento amoroso n?o significa que voc? n?o deva sair sozinho. Ter a sua individualidade ? muito importante!

S?lvia Zoche
Rep?rter
06/01/06

Assista ao v?deo que a psic?loga Sandra Cristina Vieira fala sobre a confian?a e auto-estima. Clique no ?cone ao lado!

Sim, os tempos mudaram, mas algumas atitudes continuam enraizadas nas mentes das pessoas. Uma delas ? sair com os amigos para balada, sem a presen?a do namorado(a) ou marido (esposa). At? que algumas pessoas aceitam, desde que seja em bares, pizzarias, mas danceterias... "de jeito nenhum", algumas respondem.

E por que isso acontece? A vers?o feminina para este fato ? que hoje o pensamento ? mais moderno, "sem problemas tomar uma cervejinha com os amigos", diz Rosa Maria, que gostaria de assistir a um jogo de futebol, se o amado gostasse do esporte. Mas quando o assunto ? cair na dan?a em alguma boate, nem ela nem o namorado aceitam a id?ia. Rosa n?o sabe responder o porqu?, s? diz enfaticamente que n?o.

A id?ia de que existe a metade da laranja e a alma g?mea ? uma ilus?o cultural, segundo a psic?loga Sandra Cristina Vieira. "As pessoas lutam, inutilmente, para moldar o seu companheiro ? sua imagem e semelhan?a. Algumas acreditam que onde um vai, o outro tem que ir atr?s. E n?o ? bem assim. Cada um tem sua individualidade e tem que ser preservada", explica.

A tentativa de se prender a uma outra pessoa e de segurar o outro pode gerar grandes conflitos e pode tornar-se doentio. Sandra lembra da personagem da novela Mulheres Apaixonadas que cometia esc?ndalos por ci?me do marido, que n?o podia olhar para o lado.

"Tem mulheres que brigam com o parceiro, porque uma outra mulher olhou pra ele. E insistem em dizer que alguma coisa tem a? e que ele deve ter paquerado a outra. Isso ? problema de auto-estima", diz a psic?lgoga (foto ao lado).

Perguntas e afirma?es como "o que a cerveja tem de melhor que eu?" e "voc? gosta mais de seus amigos do que de mim" s?o relatadas no consult?rio de Sandra. "?s vezes, os dois acabam ficando em casa, sem produzir nada, n?o est?o construindo nada juntos, ele dormindo, ela assistindo ? TV... Isso traz problemas pra rela??o. Sair sozinho, de vez em quando, ? saud?vel. Voc? v? que existem outras pessoas no mundo e d? mais valor ao seu companheiro", afirma.

H? mulheres e homens que dizem que ao entrar em um relacionamento h? sempre que renunciar algo que gostava de fazer em benef?cio do outro. "Por que deixar de ser voc? para ser o gosto do outro?". E viva a individualidade!

A vers?o feminina
Algumas mulheres, na rua, responderam a seguinte pergunta: Voc? v? algum problema de seu namorado ou marido sair sozinho, de vez em quando, com o amigos?


Andr?ia Scaldini

"Acho super normal sair sozinho. Pra balada, se ele puder sair, eu tamb?m vou"



Elizabeth Gauderetto

"Muito normal sair sozinha. Ai dele se n?o achar isso tamb?m. Ele dan?a".



Juliet da Silva Souza

"Acho que ? normal sair com os amigos, mas sair sozinho pra dan?ar n?o".



Renata Teixeira

"Pode sair, assim, pra tomar cerveja, jogar futebol. Uma vez, desconfiei que ele tivesse ido mesmo no jogo. Fui atr?s dele pra comprovar, sem ele saber. Ele estava l?".


Rosa Maria

"Hoje em dia, tudo ? mais moderno. Mas nada de ir pra baile sozinho".



Silvana Martins Oliveira

"N?o aceito que saia sozinho de jeito nenhum! Como dizem por a?, 'a ocasi?o faz o ladr?o'. Eu gosto de sair, ent?o, se ele for eu vou".

Sua vers?o
E voc?? O que acha o seu companheiro sair sozinho, seja em bares ou baladas? Voc? sai sozinha, de vez em quando, com suas amigas e amigos? Envie sua resposta para redacao@acessa.com