Linda e poderosa, para voc? e para os outros Estar de bem com a auto-estima ? o segredo. Acreditar que ? a mulher mais interessante pode convencer tamb?m quem voc? deseja

Fernanda Leonel
Rep?rter
28/08/2007

Um dia voc? sai de casa linda, maravilhosa, com sua melhor cal?a, preparada para arrasar todos os cora?es e, no entanto, parece que voc? est? invis?vel. J? em uma r?pida volta pela padaria, de repente, um gato daqueles com direito a terno e tudo te olha de um jeito que voc? quase joga o saco de p?o no ch?o. Isso j? aconteceu com voc??

Sim ou n?o, o certo ? que acontece com a grande maioria das mulheres. Um daqueles papos que a gente sempre tem em uma roda ao estilo clube da Luluzinha, ? o fato de como acreditar em si mesmo pode fazer muita diferen?a. Todo mundo sempre tem uma amiga, que nem sempre obedece aos padr?es de beleza atuais , mas que faz at? mais sucesso que outra linda de viver.

Magia, mist?rio, sorte? Nem uma coisa nem outra. De acordo com a terapeuta familiar e psic?loga Ana Stuart (na foto acima), todas as pessoas conseguem passar energia para o ambiente em que est?o. Logo, se est?o bem, felizes consigo mesmas e sabendo de suas qualidades, v?o conseguir passar isso para os outros que est?o por perto.

"Auto-estima ? tudo, acho que nem precisamos falar nisso. A pessoa tem que acreditar nela mesma, saber enumerar suas qualidades e ter humildade tamb?m para reconhecer seus defeitos. Quando ela pesa tudo na balan?a e lembra do seu poder de supera??o, fica com auto-estima alta. E da? pra frente, tudo vai dando certo", diz.

De acordo com a psic?loga, essa energia de auto-estima elevada ? captada no ambiente pela intui??o das pessoas - a??o que geralmente acontece por pessoas que est?o sempre no mesmo patamar de aceita??o a si pr?prio.

Essa explica??o acaba gerando uma outra: muita gente reclama que na praia dela s? est? aparecendo peixe ruim, que a mar? n?o est? colocando no seu destino homens especiais. O fato ? que, de mal com a vida, s? vai dar para emanar uma energia que seja compat?vel por quem tamb?m est? de mal.

Como levantar a auto-estima
Segundo a psic?loga, rela?es que trabalham com jogos de poder tendem a acabar com a auto-estima da outra. Homens machistas demais, m?es que est?o ficando carentes, tudo pode ser motivo para uma conversa que n?o ajuda em nada o outro a se sentir bem.

foto de Raquel e Roberta Por isso, ela recomenda o jogo aberto entre pessoas que se gostam como o melhor rem?dio para fazer com que o outro se sinta bem. E quando a id?ia ? trabalhar a auto-estima consigo mesma, vale usar da mesma sinceridade. "? preciso admitir as falhas e sempre lembrar do poder que se teve na hora de cuidar dos defeitos", lembra Ana.

Raquel Janotti e Roberta Reis (foto) concordam com a psic?loga. Segundo elas, sair de casa para uma balada, por exemplo, acreditando que naquela noite tudo vai dar certo, ? o primeiro passo para que tudo realmente saia conforme o imaginado.