"Preciso de tudo o que tem dentro da bolsa!" Porque o universo feminino ? assim

Renata Solano
*Colabora??o
27/09/2007

? consenso entre as mulheres: batom, blush e r?mel n?o podem mesmo faltar! Mas n?o p?ra por a?. A imagina??o do sexo feminino na hora de escolher o que vai colocar na bolsa vai muito mais al?m.

O acess?rio, que segundo a produtora de moda Tarcila Pipa Cajuzeira (ver no v?deo), n?o ? mais caracterizado assim, e sim como uma vestimenta, faz parte do visual da mulher que, como o canguru, n?o se desgruda mais da bolsa.

N?o se desgruda por v?rios motivos. A vendedora de uma loja de bolsas da cidade Danielle Benicio diz que sempre precisa de tudo que existe na sua bolsa. "N?o sei a hora que vou usar, mas mesmo o CD que carrego n?o pode faltar", afirma.

Tem muitas mulheres que reclamam do peso na bolsa, mas a maioria prefere sentir dor a abrir m?o de carregar um dos seus objetos essenciais!

Tarcila conta que a id?ia original ? masculina. "Os homens inventaram a bolsa nos prim?rdios da hist?ria, quando iam ca?ar e precisavam carregar suas armas e pertences".

Regina Barbosa bolsa conte?do

Atendente no com?rcio de Juiz de Fora, Regina Barbosa (foto acima) revela os segredos de sua bolsa. "Dentro da minha bolsa tem pente (para manter o cabelo arrumado e para quando eu resolver solt?-lo), marmita (porque trabalho o dia inteiro e preciso trazer o almo?o), escova de dentes e pasta (para fazer a higiene depois das refei?es), anticoncepcional, celular, documentos (n?o podem faltar), absorvente, sombrinha, creme e cigarros".

Danielly Siqueira bolsa conte?do

A caixa de uma loja de celulares, Danielly Siqueira (foto acima), conta que "n?o pode faltar tudo o que tem" dentro da sua bolsa.

E o que tem? Tem batom, carteira, mp4, celular, rem?dio, jogo para computador e mais um monte de "parafern?lias"!

Cristiane Oliveira bolsa conte?do

J? a vendedora Cristiane Luzia Oliveira (foto acima) carrega na bolsa maquiagem completa, desodorante, carteira, cart?o de cr?dito, caneta, espelho, bijuteria, roupa de gin?stica e, acreditem, uma jaqueta para deixar a bolsa menos vazia!

O segredo, ela conta: "meu namorado carrega pra mim. Teve uma vez que cheguei em casa e tive que voltar na casa do Pedro pra buscar minha bolsa porque tinha esquecido com ele".

Danielle Benicio bolsa conte?do

E a atendente de uma loja de bolsas, Danielle Benicio (foto acima), conta que as mulheres que compram na loja sempre v?o com as amigas ou sozinhas "porque geralmente est?o comprando escondido do marido".

Al?m disso, revela que o conte?do da sua bolsa traz desde ?culos escuros at? CD e maquiagem. E confessa que "bolsa de mulher ? complicado".

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF