Dia Internacional da Mulher Para comemorar a data, h? programa??o, em Juiz de Fora, para todos os gostos

Priscila Magalh?es
Rep?rter
06/03/2008

Palestras, reuni?es, mostras, feiras, exposi?es, shows e muita poesia. Todas essas atividades est?o inclu?das na comemora??o ao Dia Internacional da Mulher. Por isso, m?es, filhas, av?s, netas e todos os interessados nas particularidades do mundo feminino podem dar uma voltinha pela cidade neste s?bado, 08 de mar?o, que v?o encontrar muita variedade.

Foto de Natalie Um dos shows fica por conta da cantora Natalie Mendes. Ela vai fazer sua homenagem no palco em frente ao Cine Theatro Central, a partir de 11h30. Para ela ? um presente poder cantar no dia das mulheres. "Me sinto privilegiada por ter sido escolhida para cantar em um dos palcos da cidade, neste dia", diz ela, que v? um crescimento da mulher em todas as ?reas.

"O dia da Mulher representa um reconhecimento de tudo o que a mulher ? e sempre foi. Nos dias de hoje, ela est? mais batalhadora e competitiva. ? um dia para refletir sobre o espa?o que a mulher est? conquistando em todas as ?reas". Para a homenagem, Natalie preparou um repert?rio muito variado, que agrada mulheres de todas as idades. "Vou tocar Rita Lee, C?ssia Eller, Beatles e Raul Seixas, entre outros.

O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas ? palco de uma grande mostra, a Juiz de Fora Mostra Mulher 2008, que vai de quinta, 07 de mar?o, a domingo, dia 09. Neste local, as mulheres encontram feiras com as novidades em beleza, moda e gastronomia.

Al?m disso, elas podem participar de oficinas, cursos e palestras. A programa??o ? toda gratuita. A coordenadora do evento, Alcione Marocolo, diz que a inten??o ? celebrar o dia e fazer dele um acontecimento cultural voltado para a mulher. "Vamos discutir o valor da mulher e as quest?es femininas. As palestras s?o gratuitas e as inscri?es podem ser feitas na hora".

Foto da mostra A Biblioteca Municipal Murilo Mendes preparou a exposi??o Mulheres na Poesia Brasileira. O organizador e diretor da Biblioteca, Jo?o Batista Rodrigues, diz que a id?ia ? aliar o dia da mulher com o Dia Nacional da Poesia, comemorado no dia 14 de mar?o. "A literatura brasileira tem muitas exemplos desse casamento. Com isso, homenageamos a mulher atrav?s da poesia e incentivamos a leitura", comenta.

Quem for ? Biblioteca, vai encontrar 14 banners expostos, com textos de escritoras brasileiras. "Ainda vamos aproveitar o espa?o para expor livros de autoras da cidade, levando o conhecimento ao p?blico daqui. Os livros podem ser emprestados". A mostra j? come?ou e vai at? o dia 20 de mar?o.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora (Rua Bar?o Cataguases, s/n) tamb?m preparou uma programa??o especial para esta sexta-feira, dia 07. As doadoras v?o ser homenageadas. As atividades t?m o objetivo de incentivar o comparecimento das mulheres ao Hemocentro, que representou um crescimento de 3%, de 2003 a 2007. Na cidade, 32,4% dos doadores s?o mulheres. A unidade vai funcionar de 7h ?s 18h.

Foto
de uma escultura de mulher de barro lendo um livro Escultura de mulher de barro segurando um beb? Foto de
uma escultura de mulher de barro em p?, de vestido vermelho e cabelos
amarrados em um coque

E exposi??o Mulheres de Barro (tr?s fotos acima) acontece no Forum da Cultura e vai at? o dia 28 de mar?o. Mais de trinta pe?as, em tamanhos variados, representam as mulheres em ambientes do cotidiano, como no trabalho, na maternidade e amamentando o filho. As pe?as vieram de Pernambuco, S?o Paulo e de Turmalina, em Minas Gerais.

Para as mulheres que preferem uma boa com?dia no teatro, a op??o ? a pe?a Lugar de Mulher..., do ator, autor e diretor Cl?udio Ramos. Ela relata o dia-a-dia de tr?s donas de casa, que aturam o machismo do marido e os filhos encapetados, como diz o autor. "Este ainda ? o cotidiano da maioria das mulheres brasileiras", diz.

Foto da pe?a A pe?a foi inspirada na pr?pria fam?lia de Cl?udio, composta por 90% de mulheres. Para ele, a independ?ncia da mulher proporcionou uma jornada a mais de trabalho. "Mesmo estando mais emancipada, a mulher tem um p? no trabalho e outro em casa e aquelas que dependem do sal?rio do marido s?o a maioria", completa. A pe?a est? em cartaz h? dez anos e j? foram mais de mil apresenta?es. Neste fim de semana, o espet?culo est? em cartaz no Teatro Solar, ?s 21h, no s?bado, 08 de mar?o, e ?s 19h, no domingo, dia 09.