• Assinantes
  • Especial Noivas

    Decoração é o terceiro elemento mais caro no casamento Escolher a flor certa garante a beleza da festa. Existem opções que fogem do tradicional e ainda saem mais em conta para os noivos

    *Colaboração: Marinella Souza
    Designer: Laura Martins Ferreira
    Editora: Ludmila Gusman
    19/05/2008

    A turismóloga Ana Reis trabalha no ramo de festas há algum tempo e garante que tem como fazer uma bonita ornamentação sem gastar muito. "A decoração da igreja e da festa é a terceira colocada na lista dos mais caros na organização do casamento, antes vêm o buffet e o cerimonial, incluindo os Dj's e toda a estrutura da festa. Mas existem flores que ficam lindas e são mais baratas", diz.

    Ana está falando de rosas e flores do campo que, nas cores certas, compõem a decoração de forma harmoniosa. As flores ditas nobres como o lírio, o copo-de-leite e a gérbera são as preferidas da maioria das noivas, mas são bem mais caras. Essas flores dão um toque mais tradicional ao casamento e podem ser usada em diversas cores.

    De tempos em tempos surge uma nova tendência em ornamentação. Segundo Ana, essa tendência permanece por mais ou menos dois anos, até surgir uma novidade, mas não há uma regra rígida quanto a isso.

    Atualmente, o que está em alta são as flores em tons pastéis, mas a empresa na qual trabalha já realizou um casamento todo rosa porque era esse o sonho da noiva. "O que manda mesmo é a vontade da noiva, nós mostramos as opções, mas é ela quem decide".

    Foto de um arranjo arredondado com rosas e folhas em cima de uma mesa Foto de vários arranjos na escadaria, com flores e folhas Foto de um arranjo central no topo da escada

    A turismóloga comenta que, normalmente, elas chegam à empresa com uma idéia e depois de verem as possibilidades acabam mudando de idéia. "É muito raro elas manterem a idéia original depois que vêem todas as opções que temos, porque elas não conhecem essas opções e acabam se encantando com o que vêem", diz. As alternativas são inúmeras, e Ana acredita que deve seguir o estilo dos noivos ou o sonho da noiva.

    Ana conta que, normalmente, as noivas optam pelo copo-de-leite porque é a mais comum nessa época do ano. A rosa e o lírio também são fortes entre as moças casadoiras, o que é muito bom, porque essas flores existem em cores diversas e permitem muitas alternativas.

    Foto de A única orientação que ela dá é para que as noivas não façam a decoração em uma cor só. "Isso não fica legal. O ideal é que se use tom sobre tom ou então cores que contrastem entre si porque o efeito visual é melhor e até as fotos ficam mais bonitas", explica.

    Quando a noiva está em dúvida, a primeira sugestão é mesmo o tradicional, depois é que se fazem as adaptações de acordo com o orçamento.

    Outra dica para reduzir o orçamento é usar o mesmo tipo de ornamentação na igreja e na festa porque, normalmente, as floriculturas fazem preços mais baratos nessas condições. Um alerta que Ana faz é para a decoração das igrejas. "Talvez por ordem do bispo ou por algum outro motivo, as igrejas de Juiz de Fora não deixam que se faça uma decoração em todos os bancos. Somente o altar, o centro e a entrada é que são decorados".

    * Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.