As letras do casamento Para entregar um convite de casamento charmoso, al?m de elaborar uma boa apresenta??o gr?fica, ? essencial pensar na caligrafia do envelope

Subeditora: S?lvia Zoche
Designer: Laura Martins Ferreira
Editora: Ludmila Gusman
26/04/2008

A felicidade na hora do pedido do casamento n?o pode se transformar em dor de cabe?a na hora de organizar os preparativos para a cerim?nia, certo? Mas ? o que acontece com muitos noivos que deixam para ajeitar os detalhes para ?ltima hora. Por isso, ? bom ter uma agenda com as datas de tudo que um casamento precisa para que fique perfeito. Afinal, com festa ou sem festa, ? um evento importante na vida de um casal e daqueles que os conhecem.

E um dos momentos cruciais da organiza??o ? fazer a lista com os convidados, pessoas que s?o importantes em sua vida e que os noivos querem presentes no casamento. E uma pessoa importante na elabora??o da tal lista, al?m da noiva ? a m?e do noivo.

Segundo a caligrafista Fabiana Gomes Ant?nio Reis, este ? um dos grandes problemas apontados por nove em cada dez noivas. "Toda noiva reclama que a sogra demora a dar a lista com os convidados do noivo. Pe?o ?s sogras que fa?am a lista mais r?pido", brinca e comenta que a maioria das listas do noivo ? feito mesmo pela m?e.

E esta lista deve ser entregue ao caligrafista com dois meses de anteced?ncia do casamento, no m?nimo, segundo Fabiana. "Como os convites s?o entregues aos convidados com um m?s ou 40 dias de anteced?ncia, eu preciso de um tempo para escrever os nomes".

Foto da
 Fabiana Gomes Ant?nio Reis Imagine um casamento para 400 convidados. Este ? o n?mero de envelopes que um caligrafista ter? que redigir. "Hoje em dia, o m?ximo que as pessoas me entregam de convites ? de 400. Mas antigamente, as pessoas faziam cerim?nia para 700 pessoas, por exemplo. Tenho muitas encomendas e adoro o que fa?o. Costumo escrever uns cem por dia", diz Fabiana, que tem uma m?dia de dez encomendas por m?s e enfatiza a import?ncia da concentra??o para que a escrita saia perfeita. "A margem de erro deve ser m?nima. Tem noivas que trazem convites na conta exata".

Al?m da concentra??o, o formato da letra ? crucial para um trabalho bonito. Fabiana come?ou a escrever envelopes de convites h? tr?s anos e meio e conta que seu primeiro cliente foi ela mesma. "Foi para o meu casamento. Vi uma letra e achei bonita e tentei fazer igual. Fiz com caneta em gel, mas n?o deu certo. Tentei com a de pena at? acertar", conta. Depois de um bom tempo tentando, chegou na letra que considerou ideal e escreveu os convites. A partir da?, come?aram as encomendas. "As pessoas gostaram. Se eu fa?o 300 convites, s?o 300 propagandas", diz.

Foto de 
cart?o escrito Aos amigos Fabiana e J?nior Foto de
  cart?o escrito Sr. e Sra Joaquim Melo extensivo aos familiares Foto de 
 cart?o escrito Leonardo Pessoa

A letra que Fabiana usa nos envelopes dos convites ? a gotica comercial que, segundo ela, ? a mais procurada. "Mas cada caligrafista tem um desenho de letra diferente. Tem noivas que v?m aqui com um modelo de letra para eu fazer e quando v?m a minha, desistem da outra e pedem para que eu fa?a com a minha mesmo. O que d? para mudar, ? fazer uma letra mais bordada ou menos". Uma dica que Fabiana considera importante ? pesquisar a letra desejada, assim como pedir para ver a letra do caligrafista. "Os convites s?o lindos, diferentes, a pessoa paga t?o caro o convite, n?o ? verdade? Tem que estar apresent?vel. J? vi convites maravilhosos com os nomes dos convidados escritos com caneta esferogr?fica".

As cores mais procuradas s?o o prata, dourado e preto. Mas o tom do momento ? o prata. "As pessoas est?o procurando mais pelo dourado de novo", diz Fabiana. Cores como azul marinho, pink, laranja s?o usados em festa de anivers?rio de 15 anos, mas nada impede que seja para um convite de casamento.

Foto de 
v?rios cart?es de casamento sobre uma mesa E como escrever o nome dos convidados? A forma tradicional ? usar o nome completo do homem, seguido por "e fam?lia" ou at? "extensivo aos familiares", j? que vivemos em uma cultura patriarcal. Felizmente, muita coisa mudou e ? totalmente aceit?vel quebrar a formalidade quando se trata de amigos. "Pode ser algo mais carinhoso, como 'Aos Queridos Tios....', 'Aos Amigos...'. Ou pode ser mais formal mesmo, usando 'Ao Sr. e Sra.' seguido do nome completo do homem. Isso vai de cada um".

O essencial ? que todos os detalhes estejam de acordo com o gosto dos noivos e que cada momento vivido na prepara??o para o grande dia seja agrad?vel, de satisfa??o, e que deixe boas lembran?as. Portanto, nada de correria. Pesquise todos os detalhes - al?m do pre?o, veja a qualidade.