SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O tempo de espera para agendar uma entrevista para a primeira emissão do visto americano de turismo ou negócios em São Paulo chegou a 511 dias nesta sexta-feira (20). Já quem precisa renovar o documento -ou seja, tem um visto vencido há menos de quatro anos-- deve entrar numa fila de 43 dias.

Os números representam uma pequena variação, para cima, em relação ao que era observado no final de dezembro, quando brasileiros em São Paulo precisavam esperar 491 dias para emitir os papéis pela primeira vez e um mês para renová-los.

É possível consultar o tempo de espera para vários tipos de visto, nos diferentes consulados dos EUA no país, no site do Departamento de Estado. Os de turismo são os B1/B2.

O escritório em São Paulo é o que tem as filas mais longas no Brasil atualmente. Em Brasília, os que querem tirar visto pela primeira vez devem esperar 434 dias e os que precisam de renovação, 20 dias. No Rio de Janeiro, são 429 e 20 dias, respectivamente; no Recife, 361 e 3. O consulado em Porto Alegre tem o menor tempo de espera para a primeira emissão: 301 dias; para renovação, 22.

Esse tempo de agendamento começou a aumentar de forma mais acentuada como efeito direto da Covid-19, que impactou o funcionamento das missões diplomáticas. No período de restrições mais severas, os EUA deixaram de emitir autorizações de entrada não emergenciais para estrangeiros.

"Desde a retomada pós-pandemia do processamento regular de vistos, a embaixada e os consulados no Brasil têm trabalhado ativamente para contratar e treinar funcionários adicionais", afirmou o Departamento de Estado, em nota.

O órgão aumentou o número de horas e dias de atendimentos para dar conta da demanda represada, além de ter ampliado o prazo de renovação para 48 meses. Nesses casos, o solicitante que tem um visto vencido há menos de quatro anos não precisa fazer uma nova entrevista.

Por isso o prazo para a renovação é mais rápido, com o agendamento marcado para a entrega dos documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv). A devolução do passaporte com o documento após o trâmite, porém, pode levar algumas semanas -então, é preciso se programar antes de marcar a viagem.

"Como resultado, em novembro de 2022, a embaixada e os consulados dos EUA emitiram em todo o país 66% mais vistos de turistas e negócios do que no mesmo período pré-pandemia. A embaixada e os consulados no Brasil estão em segundo lugar entre os países que mais receberam solicitações de visto no mundo em 2022."

Apesar do longo tempo de espera, a entidade diz que esses números são dinâmicos e que muitos turistas conseguem adiantar a data das entrevistas, sem custo adicional, devido a cancelamentos de outros solicitantes e a abertura de novos horários de atendimento.

Além disso, é possível pedir a antecipação da entrevista em casos emergenciais, como morte de parentes imediatos e tratamentos médicos. Para fazer esse tipo de solicitação é preciso agendar para a data mais próxima disponível, clicar em "Continuar" e, em seguida, em "Request Expedite".

A partir do momento em que as taxas são pagas, o cidadão tem até 365 dias para agendar uma entrevista --que não precisa ocorrer nesse prazo de um ano. Uma vez agendada, o pagamento permanecerá válido até a data da entrevista.