Quarta-feira, 27 de junho de 2018, atualizada às 12h18

Juiz-forano completa Comrades Marathon na África do Sul

Jorge Júnior
Editor

Depois de um ano de intensos treinos e muita preparação, o juiz-forano Erick Brugiolo completou a Comrades Marathon, conhecida como a “Ultimate Human Race”, que ocorreu na África do Sul, entre as cidades Pietermaritzburg e Durban. Com a meta de concluir o percurso de 90,184km no tempo máximo - 12h - Erick apresentou um bom desempenho e foi além. "Terminei a corrida em 10h43min11s. O que me chamou a atenção foi que durante a prova, havia mais de um milhão de pessoas prestigiando o evento, além do apoio da organização. As pessoas foram para as ruas ajudar os corredores. Esse astral eu nunca vivenciei aqui no Brasil", revela.

Entre os 23 mil atletas, o personal trainer ficou em 8.600 (geral), 7.384 (masculino) e 3343 (na faixa etária de 30 a 40 anos) e afirma: "não tem como terminar uma corrida como esta e dizer que foi fácil.  Para concluir esse desafio, duas coisas não podem faltar, treinamento e respeito. Se realizar todos os treinamentos propostos e respeitar a prova, as chances de conseguir o objetivo proposto é grande. E é por isso que o desafio foi realizado com muito sucesso. Aproveitei cada quilômetro com responsabilidade".

Segundo o atleta, a maior dificuldade, além da distância, claro, é o dia que antecede a competição. "A largada é em Pietermaritzburg, que fica 90 km da cidade de chegada e também onde me hospedei. Com isso, fiquei praticamente sem dormir. Tudo isso em uma temperatura de 5ºC. Foi uma emoção muito grande. Senti muito frio nos primeiros 20km, mas depois meu corpo aqueceu", diz.

Próxima etapa

Após vencer o desafio, o educador físico já tem planos para os próximos meses. "Pretendo realizar uma maratona até maio de 2019 para utilizá-la como qualificação para a Comrades. Ano que vem volto para fazer o percurso inverso e conseguir a medalha "Back Tho Back", que é concebida aos que concluem os dois percursos em anos consecutivos.

Sobre a competição

A Comrades Marathon ocorre anualmente em Kwazulu-Natal entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg. O sentido da rota alterna a cada ano com a direção de Pietermaritzburg a Durban conhecida como a prova com descida e a direção de Durban a Pietermaritzburg conhecida como a prova ascendente.

A maioria dos corredores de Comrades tem uma preferência. Geralmente acredita-se que o up kinder, correr no sentido descida seja mais festivo.

ACESSA.com - Juiz-forano completa Maratona de Comrades na ?frica do Sul