• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios
    Juliana Freesz Juliana Freesz 24/4/2010

    Cinco passos para o sucesso: integração X comunicação

    ambiente de trabalhoA Fonoaudiologia, em uma caracterização simplista, é uma ciência que objetiva ao diagnóstico, tratamento e aprimoramento de todos os aspectos da comunicação humana, sejam eles verbais (orais ou escritos) ou não verbais (gestos, expressão corporal, facial, entre outros). Até muito pouco tempo, ouvia-se que o fonoaudiólogo era o profissional apto a trabalhar distúrbios da comunicação como gagueira, alterações de fala e linguagem e afins. Com o passar do tempo, essa ciência começou a ganhar espaço nos grandes centros como RJ e SP no ambiente corporativo e vem atingindo as empresas na nossa cidade.

    Inúmeras são as empresas que apresentam problemas na comunicação interna que, consequentemente, refletem na comunicação externa, dificultando as vendas, não promovendo o resultado tão esperado pelos executivos e, em muitos casos, denegrindo a imagem da mesma.

    Partindo dessa falha na comunicação, as corporações vêm contando com o trabalho dos consultores em comunicação interpessoal para trabalhar, quer seja desenvolvendo, quer seja aprimorando, as habilidades comunicativas de seus colaboradores que facilitam a integração no ambiente de trabalho.

    Através da comunicação, o fonoaudiólogo-consultor realiza dinâmicas que fazem com que os colaboradores, de uma forma divertida e atrativa, tornem-se mais próximos uns dos outros, facilitando o relacionamento interpessoal.

    Além das dinâmicas que podem ser aplicadas, existem várias outras formas de promover a integração no ambiente de trabalho. São elas:

    • Reuniões periódicas de toda a equipe: nesse momento, todos os colaboradores deverão ter espaço para falar sobre suas dificuldades, sugerir mudanças, expor suas ideias que irão facilitar a busca pelos resultados;
    • Eventos de confraternização: muitas empresas, no fim do ano, contratam consultorias em comunicação interpessoal e gestão de pessoas para promoverem 1 dia de lazer embutido em treinamentos. São aplicadas gincanas corporativas, jogos empresariais, dinâmicas de grupo reflexivas e motivacionais, homenagens aos funcionários e departamento para que sejam trabalhados pontos negativos ocorridos durante o ano e para motivar os colaboradores para o próximo ano. É uma forma de reconhecimento e agradecimento;
    • Tour pela empresa: é muito indicado para os funcionários novatos. É importante que eles conheçam todos os departamentos, saiba quem são os responsáveis por cada setor para que, sempre que necessário, possa se sentir à vontade para procurá-los;
    • Ciclo de palestras: escuta-se muito que “quem vem de fora, dá mais gás”. Dessa forma, promover ciclo de palestras sobre diversas áreas com profissionais que não estão envolvidos dentro da empresa demonstra que a organização se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores.

    Essas são algumas das diversas atividades que as empresas estão contratando para promover a integração no ambiente de trabalho. Uma equipe integrada, torna-se mais organizada e coesa; um colaborador que percebe o que a empresa está fazendo por ele torna-se mais motivado e passa a vestir a camisa da empresa que representa. Com isso, temos por resultado: redução de turnover; melhora da qualidade de vida, reduzindo o estresse e consequentemente o absenteísmo; menos perda de tempo na execução das tarefas e o melhor e mais importante, visado por todo executivo inteligente: resultado, através da melhora na imagem da empresa, maior facilidade de negociação quando a comunicação está bem aplicada, aumento das vendas, lucro e poder. Investir no colaborador é investir na empresa. Pensem nisso!



    Juliana Freesz é fonoaudióloga, consultora em comunicação interpessoal (pessoal e corporativa), sócia administrativa, gerente comercial e marketing da Clips, participante do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, participante do treinamento da ONU aplicado pelo SEBRAE – EMPRETEC, colunista da MBA Treinamentos Corporativos e palestrante.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.