Galera Web

Por

Seguran?a na internet Saiba os cuidados que voc? precisa ter para navegar com seguran?as em programas e sites de relacionamento

Renato Costa
Colabora??o*
09/11/2006
Clique no ?cone ao lado para ouvir as dicas do advogado Lair da Castro para navegar com seguran?a na internet.



Em conjunto com o n?meros de internautas, os crimes atrav?s da internet est?o cada vez mais freq?entes. Hoje em dia, acessar a grande rede exige certos cuidados indispens?veis para que n?o se passe por dores de cabe?a como o roubo de senhas.

Os crimes virtuais, por defini??o, seriam aqueles que envolvem furto de informa?es, como banco de dados ou senhas banc?rias. O advogado Lair de Castro J?nior, especializado em direito eletr?nico, explica que crimes como pedofilia, cal?nia e difama??o apenas se utilizam da internet como um instrumento de propaga??o, por isso n?o s?o crimes virtuais. "A infra??o ? praticada atrav?s da internet, mas se configura como um crime da mesma natureza de outros", explica.

Castro alerta que a internet n?o ? uma "terra sem lei". "As leis existem, o que n?o existe ainda ? uma lei espec?fica para crimes cibern?ticos. Por isso, os crimes como cal?nia s?o julgados fazendo analogias a crimes comuns, e se utilizando das leis existentes", comenta.

Seguran?a na grande rede

Com mais de 30 milh?es de usu?rios, o Orkut ? um dos maiores sites de relacionamento do mundo. Desse total, cerca de 18 milh?es se declaram brasileiros. Toda informa??o fica ? disposi??o de quem quiser ver, e isso pode gerar alguns problemas.

A Pol?cia Federal come?ou a utilizar h? tr?s semanas uma ferramenta cedida pela Google, que tem a possibilidade de bloquear e rastrear os usu?rios do site que o utilizem para cometer crimes. Essa ? uma briga entre a Google e o Minist?rio P?blico Federal (MPF)que vem se arrastando h? meses. Castro explica que existe um termo de compromisso no cadastro no Orkut. "Quando o internauta se torna membro do site, ele aceita um termo de compromisso, que ningu?m l?, que garante a privacidade das informa?es do seu cadastro. Por isso, o MPF s? pode ter acesso aos dados atrav?s de decis?o judicial de quebra de sigilo," explica.

Internauta deve ser prevenido

Os m?todos mais comuns utilizados atualmente para roubo de informa?es s?o os "pishing", emails falsos que, inicialmente, parecem ser de ?rg?os p?blicos ou oferecem oportunidades de lucro f?cil. Quando se clica no link, o internauta acaba facilitando a intercepta??o de seus dados pessoais. O engenheiro Rodrigo Costa faz compras e utiliza o site da sua ag?ncia banc?ria pela internet h? cinco anos. "Nunca tive problemas, mas sempre verifico se o site ? seguro, e procuro seguir as instru?es de seguran?a para poder acessar minha conta banc?ria. Se o usu?rio n?o for atento, pode se prejudicar", diz.


* Mais dicas no site Virtualegis.

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de Jornalismo da UFJF