Juliana Freesz Juliana Freesz 25/8/2010

Como se preparar para uma entrevista de emprego 

entrevista de empregoTelejornais, jornais e outros veículos de comunicação em massa vêm divulgando inúmeras vagas de empregos para diversas áreas. Por outro lado, ouvem-se pessoas que estão a anos procurando emprego e não conseguem uma recolocação.

Porque isso acontece? Basicamente, por dois motivos: primeiro porque as empresas estão exigindo pessoas com experiência e não oferecem oportunidades aos que querem ingressar no mercado e estão dispostos e comprometidos a isso; segundo porque muitas pessoas estão despreparadas para enfrentar as entrevistas de emprego nas consultorias em que requer maior habilidade para tal fim.

Para facilitar esse ingresso, vão algumas dicas que podem ser úteis, desde a elaboração do currículo à entrevista final:

  • Crie um e-mail profissional para envio dos currículos, evitando apelidos. Ex.: nomesobrenome@gmail.com;
  • Elabore um currículo que permita uma leitura rápida. Nele, devem conter informações pessoais como nome, endereço, contatos, estado civil, nascimento e CNH se tiver para facilitar a busca. Além disso, coloque as experiências profissionais e cursos complementares que tenham a ver com a vaga que você está pleiteando. Insira apenas as empresas que você trabalhou em que há comprovação na carteira de trabalho; evite mais de uma folha; caso queira inserir foto, utilize 3X4 e nunca use fotos de situações sociais;
  • Durante a entrevista, seja verdadeiro, assertivo e coerente com as suas palavras. Entrevistadores experientes percebem quando um candidato está mentindo ou não e poderá eliminá-lo do Banco de Dados da empresa;
  • Saiba o que está no seu currículo para, caso o entrevistador faça perguntas, você saiba responder com clareza;
  • Utilize um vocabulário rico e formal; não use gírias;
  • Jamais fale mal dos seus últimos empregos, chefes e colegas de trabalho;
  • Compareça à entrevista com roupas mais formais, evitando tênis, bermuda, decotes, perfumes muito fortes, acessórios que chamem mais a atenção que você;
  • Não chegue atrasado para nenhuma etapa da seleção; caso vá se atrasar, comunique ao entrevistador com antecedência;
  • Demonstre potencial para ocupar o cargo, ressaltando seus pontos fortes que irão ser importantes para a vaga; caso lhe seja perguntado sobre defeitos, diga-os com sinceridade e imediatamente fale o que está fazendo para melhorá-los;
  • Caso desista da vaga, comunique a empresa imediatamente. Não comparecer a uma entrevista sem nenhuma satisfação, demonstra imaturidade e a sua imagem pessoal e profissional poderá ficar denegrida.

Lembre-se: empresas que possuem departamento de Recursos Humanos tendem a trocar currículos, fazer indicações e trabalhar em parceria. Cuide da sua imagem!

Com certeza, melhor preparado e com essas dicas, você conseguirá ocupar a vaga que tanto deseja e o sucesso será apenas consequência do seu preparo.



Juliana Freesz é fonoaudióloga, consultora em comunicação interpessoal (pessoal e corporativa), sócia administrativa, gerente comercial e marketing da Clips, participante do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, participante do treinamento da ONU aplicado pelo SEBRAE – EMPRETEC, colunista da MBA Treinamentos Corporativos e palestrante.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.