Thiago Cachaldora Thiago Cachaldora 25/4/2011

O que fazer para melhorar meus negócios?

IlustraçãoAo sentir uma dor de cabeça ou algum tipo de mal-estar, a tendência que temos hoje é de auto medicamento, porém, na maioria das vezes, eliminamos os sintomas de forma tardia ou após desperdiçar tempo e dinheiro com alternativas que não são as mais indicadas para o nosso caso específico. Seguimos aquilo que "achamos" ser o ideal ou que nos é recomendado por pessoas que já tiveram experiências semelhantes e obtiveram sucesso no resultado.

No mundo corporativo as situações e comportamentos não são diferentes. Os empresários e diretores identificam que seu negócio está apresentando sintomas que devem ser "curados", porém tentam de forma aleatória seguir experiências de sucessos de outras empresas e acabam trabalhando os sintomas, o que pode resolver temporariamente os problemas, mas temporariamente não é o suficiente para o sucesso corporativo.

Assim como devemos buscar auxílio de um bom profissional para diagnosticar nossos problemas de saúde e sermos assertivos e eficazes no tratamento, precisamos também traçar o diagnóstico empresarial para que não tratemos apenas dos sintomas apresentados pelas empresas, mas sim para agirmos diretamente na causa dos problemas, evitando o desperdício de tempo e de dinheiro.

Afinal, onde estão as respostas aos problemas de nossas empresas? Como solucionar os problemas destas? Quais as perguntas certas a fazer para que tenhamos as valiosas respostas que precisamos? Como resolver meus problemas? Onde está a verdade?

O resultado do diagnóstico aponta pontos fortes e oportunidades de melhoria para a empresa, permitindo formular um plano de qualificação (cursos, oficinas, consultorias, visitas técnicas, etc.), ajustando processos e metodologias direcionados a suas necessidades. Entende-se que a capacitação é uma ferramenta importante para que a empresa atue de forma profissional no mercado.

Os diagnósticos mais eficazes abordam quatro âmbitos, analisando as dimensões da gestão, sendo estes a orientação, processos, pessoas e financeiro.

Portanto o diagnóstico preciso de sua empresa é de fundamental importância para que o problema seja tratado na sua origem, eliminando os sintomas e proporcionando a possibilidade de crescimento e desenvolvimento dos negócios.


Thiago Cachaldora é fonoaudiólogo, pós-graduado em Fonoaudiologia, consultor em comunicação interpessoal, diretor executivo da Clips Comunicação Interpessoal & Desenvolvimento de Pessoas e palestrante.

O que fazer para melhorar meus negócios?