• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios
    Juliana Freesz Juliana Freesz 29/6/2011

    A inconsistência na comunicação empresarial 

    Comunicação nas empresasA assertividade comunicativa nas empresas é um dos requisitos fundamentais para o sucesso e controle dos processos de trabalho. Informações bem elaboradas e principalmente bem transmitidas e registradas são de vital importância para que os processos, planejamentos e acompanhamento de resultados sejam eficazes.

    Profissionais habilitados, experientes e capacitados para exercer suas funções não serão reconhecidos ao longo do tempo se não desenvolverem e aplicarem a capacidade de gerar, transmitir e armazenar informações. A capacidade de compartilhar dados, independente da forma ou sistema utilizado é um dos órgãos vitais da empresa.

    Já diz o ditado: "O que não é medido não é controlado." Porém, nenhuma utilidade teremos com as medições e controles se esses não estiverem claros aos olhos de qualquer profissional que os analise.
    Planilhas complexas, bancos de dados mal estruturados, informações inconsistentes, incompletas e centralização de informações nas mãos de um único profissional são problemas comuns nas corporações. Problemas que entravam o desenvolvimento e reestruturação de planos da empresa além de lentificar, limitam a atuação dos demais profissionais envolvidos.

    A solução para esse problema é fácil. Basta que as empresas criem formulários, planilhas e bancos de dados completos e simples. Simples para que seus colaboradores não considerem o preenchimento dos mesmos uma tarefa árdua e demorada. Completo ao ponto de qualquer profissional encontrá-lo com facilidade e interpretá-lo da mesma forma.

    Com a tecnologia à nossa disposição somada à organização e boa vontade, esse problema tende a ser minimizado.

    Lembrando que, por maior que seja o investimento em softwares, programas de 5S, O&M e demais recursos, de nada adiantará se os colaboradores não forem devidamente treinados e conscientizados sobre a importância e benefícios da comunicação clara.

    Esses, por sua vez, se dedicarão aos resultados quando identificarem os benefícios individuais e coletivos associados a ferramentas eficazes e simples.



    Juliana Freesz é fonoaudióloga, consultora em comunicação interpessoal (pessoal e corporativa), sócia administrativa, gerente comercial e marketing da Clips, participante do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, participante do treinamento da ONU aplicado pelo SEBRAE – EMPRETEC, colunista da MBA Treinamentos Corporativos e palestrante.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.