• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    Investir em comunicação empresarial é obrigação!

    Nome do Colunista William Ferreira 8/11/2018

    Uma comunicação corporativa bem feita faz todo diferencial para uma empresa, e isso é fato! Ainda mais nos dias em que vivemos - era da internet e das redes digitais.

    Hoje, é praticamente obrigatório que as empresas possuam uma página no Facebook ou um perfil no Instagram. Na verdade, isso é o mínimo que se tem a fazer para deixar o mundo saber da existência da sua empresa. Mas é importante pensar que permanecer no mínimo é continuar deixando sua empresa apenas como mais uma qualquer no mercado, só mais uma em meio a milhares.

    Então, você pode estar se perguntando, “como faço minha empresa se destacar nesse mundo em que o marketing é essencial”?

    É claro que de início, a sua empresa deve se preocupar em atender alguns parâmetros específicos para disputar o mercado de forma competitiva, antes de pensar em comunicação. Como preço, qualidade, benefício, diferencial e etc.

    Após pensar nessas condições básicas, você deve pensar em como quer vender a sua marca. Isso é, qual imagem você quer passar para o seu consumidor em relação a sua empresa e em relação ao seu produto (ou serviço). E, com isso, também definir um objetivo (atrair público novo, fidelizar o público atual, consolidar a marca e desse ponto que partimos para realizarmos uma comunicação assertiva e eficiente.

    A Coca-Cola por exemplo, se vende não só como mais um refrigerante de cola, mas, sim, como felicidade e prazer. É esse o diferencial da marca, mesmo com todos os malefícios que ela causa a saúde e com sua composição quase toda de produtos químicos.

    E então, qual o diferencial da sua?

    Da televisão ao cinema. Do stories do Instagram aos anúncios no Youtube. É... a Coca-Cola investe muito em sua comunicação empresarial. O seu famoso vermelho está em todas as telas e sempre relacionado a momentos felizes. Basicamente, ela tem uma comunicação excepcional e marca presença por onde passa. Quem é que não conhece a bebida mais famosa do mundo?

    Após pensar em qual imagem você quer passar para o seu consumidor, o trabalho não para. É na verdade, só o começo. Agora, mantenha-se informado sobre seus concorrentes e principalmente sobre sua própria empresa. De nada adianta você tentar vender algo que seu produto não cumpre.

    Por exemplo, se você tem uma empresa de cremes hidratantes e tenta passar a imagem de um produto clean e suave não adianta sua embalagem ser lotada de informações, o conteúdo ser colorido demais e pastoso ou duro. Um creme hidratante verdadeiramente clean e suave ideal seria pouco pastoso, de fácil deslize e de cor branca ou transparente. Mas, caso alterar o produto não seja sua prioridade, por quê não vender o creme como um “hidratante poderoso” ou com o “melhor cheiro do mercado” ao invés de passar uma coisa que não atende às expectativas do consumidor?

    Ou seja, explore as suas qualidades.

    Espero que, até aqui, você já tenha entendido um pouco mais sobre a importância da comunicação corporativa e visto a necessidade de traçar objetivos, definir um posicionamento e de se construir uma imagem coerente.

    Após todo esse planejamento estratégico da comunicação da sua empresa, agora o passo é manter os seus meios de comunicação (facebook, instagram, blog, etc) alimentados com conteúdo e informações coerentes com o planejado.

    Para isso, hoje existem uma quantidade vasta de empresas focadas em comunicação integrada, marketing digital, planejamento de mídias, dentre outros ramos destinados a alimentação de mídias digitais e comunicação.

    É importante lembrar: se sua empresa não se comunica, ela fica para trás.

    William Ferreira é Assessor de Marketing Institucional, membro do Núcleo de Imprensa e Conteúdo da Acesso Comunicação Jr.

    A Acesso Comunicação Jr. é a empresa júnior da Faculdade de Comunicação da UFJF e já estamos há 17 anos no mercado. Temos como principal objetivo buscar soluções em comunicação para nossos clientes e, alinhado à isso, desenvolver nossa equipe na construção de resultados de impacto para o mercado de Juiz de Fora e região. Atuamos nas áreas de: criação da marca, consultoria e execução, design para produtos, divulgação, editorial, material institucional e mídias digitas.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.