8 dicas de como ter uma boa escrita pra web e se destacar

Nome do Colunista Juliana Garcia 7/12/2018

A primeira coisa que temos que deixar claro é que a escrita para web é diferente da forma que são escritas as publicações impressas.

Hoje, vamos explicar um pouquinho a respeito deste assunto e dar algumas dicas úteis sobre conhecimentos técnicos para você que deseja melhorar sua escrita na internet.

Normalmente, a nossa meta ao postarmos algo na mídia é alcançarmos um melhor posicionamento dentro das pesquisas orgânicas de buscadores online.

A partir de agora, vou apresentar algumas técnicas que irão nos ajudar a ter mais chances de alcançar nosso objetivo.

1. Invista em um bom título

A porta de entrada para o seu texto precisa ser original, mas também comunicar a respeito daquilo que o texto irá apresentar.

Desperte curiosidade no leitor, fazendo perguntas, se colocando na posição da pessoa que está tendo tal dúvida.

2. Trabalhe com uma linguagem acessível

É preciso atenção e sempre estar de olho na persona a quem o conteúdo é direcionado.

Dê preferência a uma linguagem acessível, que será fácil de ser compreendida por quem vai lê-la, e evite aqueles termos rebuscados.

3. Não esqueça de pensar em SEO

Pequenos detalhes de otimização do conteúdo podem lhe ajudar a ficar melhor posicionado nas páginas de busca, lhe oferecendo maiores chances de ser encontrado por sua persona.

Dê destaque para palavras ou frases importantes, por exemplo.

4. Use palavras-chave

Ela será uma superajuda nos esforços de alcançar um bom posicionamento online para o conteúdo que você está produzindo.

Vale lembrar que existem vários sites gratuitos, como Google Adwords por exemplo, que ajudam a escolher estrategicamente a melhor palavra-chave e, desta forma, você tem mais chances de conquistar visibilidade para as publicações.

5. Parágrafos curtos e com espaço

Ao contrário de livros e publicações impressas, na internet nós lemos em aparelhos eletrônicos que, muitas vezes, acabam cansando nossos olhos mais rapidamente.

Uma forma de manter o leitor atento ao texto é redigir parágrafos mais curtos, objetivos, com mais espaços para que a informação possa fluir de forma mais leve.

6. Use e abuse de links (que façam sentido ao texto)

Na web, quando estamos lendo um texto, é muito fácil nos depararmos com links que podem nos levar a outras páginas. Logo, é bastante recomendado a técnica de Link Building, construção de links, uma vez que o Google também leva isso em consideração no momento de avaliar uma página.

Mas, lembrando que os links têm que estar fazendo sentido em relação ao assunto tratado.

7. Tamanho não é documento

Ao invés de preocupar-se demais com o número de caracteres, procure escrever de forma que o leitor consiga se encontrar facilmente no decorrer do seu conteúdo.

Use e abuse de tópicos, intertítulos, dicas, imagens ilustrativas, infográficos e faça seu texto ser fácil de ler.

8. Call to Action

Chamada para a ação (convidar o leitor para que continue na página, para que ele veja outro texto), como iremos fazer logo abaixo.

Então, bôra colocar essas dicas em prática? Tenho certeza que vai melhorar ainda mais sua escrita e como ela será vista na web.

Quer navegar mais nesse assunto sobre a internet e saber mais sobre seu formato? Continue nos acompanhando.

Juliana Garcia é Assessora de Pessoas, membra do Núcleo de Imprensa e Conteúdo da Acesso Comunicação Jr.


ACESSA.com - 8 dicas de como ter uma boa escrita pra web e se destacar

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!