É possível atrair mais clientes apenas escrevendo melhor?

Nome do Colunista William Ferreira 14/12/2018

Hoje em dia, o marketing digital é a principal forma de promoção de uma empresa ou produto. E para se destacar em meio a tantos concorrentes, é importante uma produção de conteúdo de qualidade. Seja esse conteúdo escrito, visual ou audiovisual.

Ao tratarmos especificamente da escrita para a web, temos diversos passos a serem seguidos para produzirmos um texto de qualidade. Desde a idealização de um assunto à publicação do texto, existem dicas e padrões a serem seguidos que ajudam a tornar o seu texto mais relevante.

Um texto se bem escrito, seja ele para blog ou para rede social, ajuda a sua empresa a ser encontrada no Google e produz conteúdo suficiente para ser “intercompartilhado” em outras mídias.

Por exemplo: um texto para blog pode virar um post de facebook ou um Stories do Instagram. Ou seja, mata-se dois ou mais coelhos com uma cajadada só.

Então, se liga só nesse guia completo para você aprender a produzir conteúdo escrito para web e se você já domina essa escrita, ainda vale a pena dar uma conferida!

  • Começando um texto para a web

Antes de escrever qualquer coisa, é bom ter em mente quem é o público-alvo do seu texto. Só assim você poderá decidir qual linguagem usar e quais formatos serão mais atrativos para essas pessoas.

Também é importante salientar que, escrever para web, é estar sempre atento as mudanças ao seu redor. Todos os dias novos conteúdos são divulgados e novas modas são lançadas, é preciso estar sempre atento e atualizado.  Lembre-se de sempre atualizar seus textos também!

  • Escolha sabiamente suas palavras

Você não escreve só para você mesmo ler, ou seja, é preciso atrair leitores. Para se destacar em meio a tantos textos na internet, opte por títulos atraentes e chamativos.

Use expressões do tipo: “Como, O que, Quando ou Quem”, com o intuito de explicar ou solucionar algum problema. Por exemplo: “Como descobrir se você tem síndrome de Alice no País das Maravilhas em apenas 3 passos.”

As palavras utilizadas e a formatação escolhida influenciam diretamente no posicionamento do link do seu texto nos mecanismos de busca e na quantidade de pessoas você atrairá. Escolher sabiamente essas palavras, saber quando utilizar os recursos de negrito e itálico, e como abusar dos hiperlinks são dicas valiosas conhecidas como técnicas de SEO.

Essas técnicas ajudam seu texto a se destacar e sua marca e/ou produto a ficarem sempre no topo.

Saiba mais sobre SEO no site da RockContent clicando aqui.

  • Um texto visual é ainda mais visualizado

O seu texto deve conter início, meio e fim — uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Prefira parágrafos curtos, frases não muito longas e termos não muito confusos (a não ser que seu público-alvo exija isso).

Muitos dos leitores são fisgados por meio do conteúdo visual do seu texto. Saiba escolher imagens interessantes, ilustrativas e que chamem atenção de quem está lendo. É de extrema importância que as imagens dialoguem com o que está escrito.

Deixar seu texto escaneável também é uma dica valiosíssima: deixe-o alinhado à esquerda, para que as palavras mais chamativas fiquem no canto e chamem a atenção do leitor.

Outra coisa importante, é o uso de links em palavras. Quanto mais saídas para outras paginas e outros blogs seu texto tiver, mais chance de atrair público externo.

  • Reta final

É essencial tomar cuidado em como o texto será formatado e publicado. Existem diversas ferramentas que podem te ajudar na divulgação do seu texto para web.

Hoje, o sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado é o WordPress, nele você conta com diversos plugins e ferramentas que podem te ajudar a ancorar o texto nas primeiras páginas do Google.

Seguindo essas dicas você já consegue produzir textos para web de qualidade, mas lembre-se de que um escritor de web nunca deve ficar estagnado — procure sempre estar estudando e montando estratégias.

William Ferreira é Assessor de Marketing Institucional, membro do Núcleo de Imprensa e Conteúdo da Acesso Comunicação Jr.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.