Equipe boa é equipe feliz

Isabela Almeida Isabela Almeida 9/11/2019

Marketing interno ou Endomarketing, é um conjunto de ações que visa capacitação e treinamento dos membros de uma empresa. Não se trata apenas de qualificar, mas também de motivar a equipe a seguir com sua melhor energia nos projetos.

Especialista no assunto, o Movimento Empresa Júnior tem diversas dinâmicas para seus empreendedores caminharem sempre juntos. A Acesso Comunicação Júnior sempre teve essa cultura de motivação. Periodicamente, os departamentos de Presidência e Vice-Presidência realizam ações dentro da empresa.

As atividades vão desde exercícios na reunião geral até um Correio Elegante que dura uma semana inteira. Todo mês, todos da equipe respondem uma pesquisa sobre quem se destacou dentro dos valores da Acesso: transparência, compromisso com resultados, paixão, resiliência e sinergia. O mais votado é o Membro do Mês e ganha uma barra de chocolate. A Semana do Anjo também merece destaque: é um grande amigo secreto que acontece todo final de gestão - que dura seis meses, cada.

Outra ação que ocorre semestralmente com temas diversos são as fotos da gestão. Caracterizados de acordo, os membros se divertem tirando uma tarde para tirar fotos que representem o organograma da empresa de uma forma divertida. No final, cada departamento ganha uma publicação especial na página do Facebook da Acesso, na qual são apresentados os membros, a diretoria e as principais funções da equipe.

Legenda: Mural da sala de reunião interna na sede da Acesso Jr.

Os aniversariantes de cada mês também são lembrados. No finalzinho de cada mês, é separado um breve tempo na reunião geral para confraternização. Os membros contribuem com uma pequena quantia em dinheiro para comprar salgadinhos, refrigerante, suco e o mais importante: bolo para os aniversariantes.

“É importante apostar na motivação dos funcionários de uma empresa, na construção de um vínculo entre as pessoas e no senso de pertencimento de cada um da equipe para que as conversas sejam facilitadas, o colaborativismo seja colocado em prática, informações circulem de forma clara, conhecimentos possam ser compartilhados e ações e soluções sejam pensadas em conjunto; dessa forma, o atendimento ao cliente, por exemplo, pode ser bem mais positivo, já que há uma sintonia dentro da empresa e uma organização que acabam refletindo, futuramente, em melhores resultados”, diz a ex-Assessora de Marketing Julia Ugelli. “Todo funcionário precisa estar satisfeito com o seu trabalho, até mesmo para que ele seja um propagador da sua marca. Realizar um marketing interno transparente é bem eficiente, evita ruídos e reforça o espírito da coletividade”, reforça.

Legenda: O tema das fotos da 35ª gestão foi Festa do Pijama.

Lisandra Queiroga, também ex-Assessora de Marketing, concorda. “Ajuda na questão de proximidade entre os membros. Temos atividades que visam gerar laços de afetividade entre a equipe, o que torna o trabalho e o ambiente mais prazerosos, traz maior engajamento, dedicação e um trabalho melhor executado.”

Isabela Almeida é Assessora de Execução e membra do Núcleo de Criação da Acesso Comunicação Jr.

ACESSA.com - Equipe boa ? equipe feliz