Artigo
Marketing na internet: um novo paradigma

Colaboração: Campe
08/05/2001

O fenômeno da internet e do e-commerce gerou um novo conceito de marketing que, hoje, é baseado nos famosos 4 P's de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Esta estratégia que dominou o mercado por décadas é totalmente aplicável para o comércio tradicional, porém é difícil integrá-lo ao novo papel que as empresas vêm atuando no cenário virtual.

Na internet uma informação vale mais do que mil produtos. O mercado eletrônico, ou marketspace, apresenta-se em um novo contexto onde as interações ocorrem de forma rápida e virtual e cuja principal oferta é a informação.

No marketspace os consumidores aprendem de forma diferente, compram de forma diferente. Os preços são definidos em função da comodidade e das atividades promocionais que agregam valor aos consumidores.

A infra-estrutura também mudou. No mercado tradicional o cliente vai até a loja, o produto é tangível e a empresa é responsável por toda a estrutura física, estoques, controles de vendas, etc. Com o comércio eletrônico, a empresa divide esta responsabilidade com o cliente a partir do momento em que o mesmo precisa ter uma estrutura própria (computador, telefone) para efetuar a sua compra.

A marca na internet é muito mais importante que o próprio produto uma vez que o cliente não tem contato com o mesmo, apenas suas informações e o logo da empresa piscando na parte superior da tela.

Colaboração:
CAMPE - Consultoria a Médias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administração da UFJF.
www.campe.com.br

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.