Juiz de Fora sedia etapa classificatéria para Copa Brasil de Rally. Evento pode contar com até 70 competidores

Por

Quinta-feira, 23 de julho de 2009, atualizada às 11h15

Juiz de Fora sedia etapa classificatória para Copa Brasil de Rally. Evento pode contar com até 70 competidores

Patrícia Rossini
*Colaboração

Juiz de Fora sedia, entre os dias 24 e 26 de julho, a sexta edição do Caminho Novo Blindex Off Road. Pela primeira vez a prova será etapa classificatória para a Copa Brasil de Rally de Regularidade Cross Country, que está prevista para outubro deste ano. O evento também conta pontos para a Copa Mineira de Rally de Regularidade.

Até o momento, cerca de 60 duplas estão inscritas nas quatro modalidades. A categoria Super Master está com 17 equipes, um recorde nacional. Sete delas são de Juiz de Fora.

Os dez primeiros colocados em cada categoria estão aptos a participar da Copa Brasil. A apuração do resultado será feita através de GPS, com a tecnologia mais moderna do ramo. O uso do recurso será feito pelo segundo ano consecutivo.

Um dos organizadores do evento, Leonardo Vieira, explica que a homologação para o brasileiro está atraindo duplas de diversos Estados. "Além das pessoas que já participam das provas da região, o rally está atraindo competidores de Estados como São Paulo e Rio de Janeiro, devido ao alto nível da prova e à possibilidade de classificação para a Copa Brasil."

Nos dois dias de prova, os competidores percorrerão 551 km, com um tempo total de 15 horas. No primeiro dia, a chegada será em São João Del Rey e, no segundo, em Belo Horizonte. Vieira afirma que os participantes deverão ficar atentos ao trajeto do início ao fim, já que a contagem oficial do percurso começa no momento da largada. Ainda segundo o organizador, há muitas pegadinhas para os navegadores, e o trajeto conta com rios, ferrovias abandonadas, pontos de erosão e trechos da Estrada Real.

Ainda há dez vagas abertas e as inscrições podem ser feitas no site oficial do evento ou na largada promocional, nesta sexta-feira, dia 24 de julho. O pré-requisito é possuir um veículo com tração 4x4 para realizar a prova. As categorias são: Super Master, Master, Sênior e Turismo Light.

Programação

Sexta-feira: 24/7

  • Largada promocional - de 18h as 21h no pátio da Faculdade Suprema.

Sábado: 25/7 (primeiro dia - 215km - tempo de prova: 7h)

  • De 8h as 10h – Juiz de Fora - Faculdade Suprema – Briefing, instalação do GPS/RASTRO, largada e o tradicional “Rallyzinho” em circuito fechado (largada do Carro 1 às 9h01).
  • De 12h as 14h – Neutralizado em Santa Rita de Ibitipoca – Lima Duarte.
  • De 15h as 19h – Chegada em São João Del Rei, no Largo São Francisco, e apuração do primeiro dia.
  • Pernoite em São João Del Rei.

Domingo: 26/7 (segundo dia - 336km - tempo de prova: 8h)

  • De 8h as 9h – São João Del Rei – Largo São Francisco - largada do segundo dia.
  • De 11h as 13h – Neutralizado em Lavras Novas – Ouro Preto.
  • De 15h as 19h – Chegada em Belo Horizonte, apuração e premiação.

*Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes