Artigo

Tudo depende de voc?

18/06/02

Conforme dissemos em nosso primeiro artigo, estaremos detalhando os tr?s aspectos fundamentais da excel?ncia profissional. Come?aremos pela automotiva??o.

Ningu?m faz nada, do mais simples ao mais complexo, sem motiva??o para tal. Motiva??o quer dizer motivo para a??o . Tomar uma decis?o, elaborar um projeto, escolher uma carreira, trocar de emprego, iniciar um empreendimento, namorar, casar, etc. Tudo ? determinado por suas motiva?es. A vida ? assim. A motiva??o ? a diferen?a, quase sempre, entre sucesso e fracasso. Entre iniciativa e estagna??o. Ou entre felicidade e frustra??o. ? o combust?vel do sucesso, o fator que faz a diferen?a. Pessoas motivadas produzem mais, t?m maior participa??o e integra??o em seus empreendimentos.

Veja bem, a motiva??o ? o meio e n?o o fim. ? o elo de liga??o entre dois pontos, uma ponte que leva de onde estamos a onde queremos chegar. Para isto ? preciso ter metas, saber o que se quer. Quero isto porqu?... Exemplificando:

  • N?o vou sair este per?odo porque tenho que estudar para conquistar aquele emprego.

  • Estou ralando aqui porque esta experi?ncia abrir? muitas portas no futuro
  • Aceitei ganhar menos porque sei que se mostrar meu potencial, ganharei muito mais nesta nova empresa.

  • N?o comprarei esta roupa porque estou juntando dinheiro para fazer aquele curso que tanto preciso.

Quando nossas metas e nossos objetivos est?o claros, fica muito mais f?cil encontrar a energia necess?ria para alcan??-los. E a motiva??o ? esta energia, ? a causa ou a raz?o que leva a alguma coisa. Fa?a o seguinte teste: Pegue uma folha em branco e enumere seus dez maiores desejos. Pense em sua vida em todos os aspectos. O que voc? mais tem almejado? Voc? dever? dividir estes dez itens nas 8 grandes ?reas segundo Tim Connor, presidente do Connor Resource Group, ou seja:

  1. Mental ? educa??o, conhecimentos, o que voc? aprende e sabe.
  2. Social ? quem voc? conhece, com quem voc? passa seu tempo fora do trabalho (al?m da sua fam?lia).
  3. Fam?lia ? parentes, filhos, pais, sogros, esposo/esposa.
  4. Financeiro ? economias, sal?rio, comiss?es, investimentos, despesas, doa?es.
  5. Espiritual ? moral, religi?o, conex?es com um Ser superior.
  6. Pessoal ? tempo para voc? mesmo, medita??o, hobbies, interesses pessoais.
  7. F?sico ? exerc?cio, peso, nutri??o, sono, relaxamento.
  8. Carreira ? posi??o, cargo, empresa.

Depois de preenchida a lista, pergunte-se com sinceridade: Caso voc? continue fazendo as mesmas coisas que vem fazendo, acha que poder? obter estas coisas, realizar seus objetivos, seus desejos? Se sua resposta for sim, ?timo. Continue em frente. Mas se sua resposta ? n?o, repense. Qual o verdadeiro motivo de tais desejos ou metas, se voc? n?o est? se programando para alcan??-los? Se voc? quer passar no vestibular e n?o encontra tempo para estudar, ser? este realmente seu objetivo para o momento? Tempo ? uma quest?o de prioridade. E no aspecto profissional?

Motiva??o x Automotiva??o
Falamos at? aqui em motiva??o, mas o ?pulo do gato? est? mais al?m. Se voc? quer estar constantemente motivado para o trabalho, a vida e tudo mais, s? h? um lugar onde voc? encontrar? isto: dentro de voc? mesmo.

N?o adianta uma boa palestra motivacional com um dos grandes nomes do momento se, com a rotina di?ria e as frustra?es cotidianas, tudo se perde. Tamb?m n?o ? duradoura uma motiva??o originada apenas por recompensas. E quando elas n?o estiverem presentes? Ent?o, o que resolve mesmo, ? a automotiva??o. ? a diferen?a entre receber o peixe e aprender a pescar.

Quando a motiva??o ? sua, ? pr?pria (auto), dificilmente voc? abandonar? seu foco. Vale citar Ra?l Candeloro: ?quando perdedores n?o conseguem atingir seu objetivo, mudam o objetivo. Quando vencedores n?o atingem seu objetivo, eles mudam as estrat?gias ou o cronograma?. ? mais ou menos assim: voc? quer emagrecer 6 quilos em 2 meses. Quando voc? confere na balan?a, ap?s o primeiro m?s verifica que perdeu apenas 1 quilo. Os perdedores dizem ?Ah! Se com dois meses eu perder 2 quilos t? bom?. Os vencedores pensam: ?Poxa, s? a dieta n?o est? sendo suficiente, tenho que fazer uma atividade f?sica ou terei que aumentar o prazo para 3 meses?. Os motivos para tal determinam o grau de empenho em uma meta tra?ada.

Descubra o que lhe motiva, sua for?a interior, suas metas, seus objetivos, seus valores. Se voc? quer ter sucesso, descubra o que ? sucesso para voc? e o que o leva a busc?-lo. Embora, o principal foco deste artigo seja a vida profissional, isto vale para todos os aspectos de nossas vidas.

N?o espere, fa?a melhorar! Com muita automotiva??o.


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida sobre mercado de trabalho com
o consultor Eduardo Santos.