Artigo
A campanha eleitoral e o marketing
::: 28/08/2002

Embora n?o seja a preocupa??o da maioria das pessoas, nota-se que o marketing pol?tico/eleitoral ?, muitas vezes, um assunto mal compreendido, pouco explicado e sujeito ? rejei??o. O marketing, como ? entendido pela grande maioria, ? utilizado h? muitos anos no Brasil como forma de promover e vender produtos e servi?os. O marketing pol?tico/eleitoral desperta a curiosidade e a discuss?o do conte?do ?tico da atividade levanta uma quest?o: ? poss?vel ao mesmo tempo ser ?tico e trabalhar no marketing de um candidato ou de um partido?

? preciso entender que o mundo mudou e estas mudan?as acontecem de forma repentina, pegando muitas vezes as empresas, consumidores, partidos e candidatos desprevenidos. O Brasil mudou e esta mudan?a ? a principal caracter?stica da hist?ria atual nas suas dimens?es de rapidez, generaliza??o e de forma irrevers?vel.

Muitos fatos novos como a globaliza??o, a facilidade na comunica??o, o novo papel da mulher na sociedade, o envelhecimento da popula??o deram origem a um novo consumidor, um novo cidad?o, um novo eleitor, um novo homem. Devemos distinguir, a t?tulo de informa??o, que marketing pol?tico s?o as a?es de um governo j? institu?do e o atendimento dos anseios e das necessidades do mercado (formado pelos eleitores). O marketing eleitoral ? o esfor?o voltado para a movimenta??o da m?quina partid?ria e do candidato para a sua elei??o.

Podemos resumir dizendo que: o marketing eleitoral ? um servi?o de ?venda? e o marketing pol?tico ? uma atividade de ?p?s venda?, podendo ser ampliado tamb?m para ?pr?-venda?. ?tica ? de acordo com o fil?sofo espanhol Fernando Savater ? n?o ? imita??o de condutas nem pode ser confundida com moral. Moral ? um conjunto de comportamentos e normas que todos n?s costumamos aceitar como v?lidos. ?tica ? a reflex?o porque consideramos v?lidos alguns comportamentos e outros n?o, ? a compara??o com outras morais de outras pessoas e culturas.

Nos ?ltimos anos o Brasil atravessou um per?odo de aprendizagem democr?tica, conhecendo a pol?tica e os seus instrumentos. Observou-se que o brasileiro cada vez mais toma decis?es baseado na informa??o e que a pol?tica eleitoral do grande espet?culo esgotou a sua capacidade de produzir resultados. Alguns pontos devem ser levados em conta ao se preparar uma campanha:

  • O candidato deve apresentar atributos positivos para o seu eleitorado.
  • Seus programas e projetos devem agregar valor para o eleitorado.
  • O grupo pol?tico deve montar uma estrutura de informa?es capaz de fornecer um processo positivo para a opini?o p?blica.
  • Manter uma estrutura de comunica??o capaz de construir uma imagem positiva.
  • Ser verdadeiro, ?tico e comprometido.
O candidato quer e precisa se comunicar com o seu eleitor e para isso apresenta seus programas, id?ias, conte?dos e seus compromissos. Cabe ent?o ao eleitor analisar, assimilar, interpretar e colocar na sua mente a comunica??o do candidato, para no dia da elei??o responder a este apelo, realimentando o candidato com o seu voto. A grande finalidade do trabalho do candidato ? receber o voto do eleitor. Caso o eleitor n?o "compre" a id?ia vendida pelo candidato, com toda certeza vai exigir mais informa?es para poder tomar a decis?o de voto.

Para expressar suas id?ias, o candidato utiliza a m?dia ? jornal, revista, r?dio, televis?o, cartazes, outdoor, folhetos etc ? e o eleitor recebendo todo este material e vendo o candidato exposto inicia-se um processo de empatia que se cristaliza pela forma de se apresentar, da postura e de seu comportamento junto ao grande p?blico.

Diferen?a entre o marketing eleitoral e o de produtos
O marketing eleitoral tem propriedades t?picas que o diferenciam do marketing de produtos. O candidato, ao contr?rio de um produto, tem pensamento pr?prio, uma hist?ria e deve seguir uma ideologia espec?fica. Isto significa que nunca chegaremos a um pol?tico sonhado por todos os ?consumidores?, ou seja, eleitores. O que o marketing eleitoral permite ? que as qualidadesde um certo candidato, que satisfa?am um certo grupo de eleitores, sejam evidenciadas e destacadas por meio de uma linguagem adequada. O marketing eleitoral n?o pode ser entendido como uma po??o m?gica que do nada faz surgir um candidato que apresente propostas que satisfa?am a todos os eleitores e resolvam todos os problemas da cidade ou da na??o.

Aproveite a ocasi?o e analise as propostas de seu candidato e decida pelo melhor ?produto-candidato? para suas necessidades e expectativas.

Que a sua escolha traga sucesso e bem-estar para voc?!
Sucesso em seu neg?cio!


Mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000