Juiz de Fora - MG



Artigo
Conscientização para o futuro
::: 27/09/2002

Em todos os artigos que escrevemos para o Caderno de Negócios do portal ACESSA.com, nosso objetivo tem sido o de procurar conscientizar os profissionais e empresários quanto ao uso adequado das ferramentas de marketing em sua empresa ou em sua atividade. As mudanças repentinas no mercado, clientes mais sensíveis aos preços, a proximidade das eleições e a incerteza quanto ao novo presidente, alta do dólar, tensão de um possível ataque dos Estados Unidos ao Iraque, novas formas de comunicação, retração, desemprego... é longa a lista.

As empresas devem refletir sobre essas mudanças e o impacto que elas produzem nos seus resultados. O que vemos hoje no mercado é o excesso de produtos, fornecedores e vendedores, ocorrendo o inverso com os clientes. A nova economia fez desenvolver novos hábitos de compra e muitas empresas não puderam ou não souberam como acompanhar essas modificações.

Percebemos que os mercados estão mudando mais rapidamente do que as empresas são capazes de reagir, resultando então em poucas vendas, lojistas descontentes, redução no quadro de pessoal, etc. Não é mais possível aplicar a fórmula compre, estoque e venda. As empresas que desejam continuar vivas no mercado já estão adotando o modelo conheça a necessidade, compre e venda. Também estão fortalecendo as suas parcerias com fornecedores, empregados e a própria comunidade, como forma de captar e manter clientes duradouros.

A estratégia de marketing é cada dia mais um sistema de gerenciamento da relação com o cliente, que deve estar no contexto da administração, criando e fornecendo valor para os clientes e ao mesmo tempo direcionando os passos da empresa. Para suportar essa estratégia deve-se responder as seguintes questões:

  • Como identificar novas oportunidades em seu mercado?
  • Como criar novas ofertas de valor para seus clientes?
  • Como aproveitar melhor os seus recursos e sobreviver no mercado?
Qual o conceito de marketing que deve ser aplicado pelo empresário e pelo profissional?

  • Conhecer as especificações das necessidades de seus clientes atuais e em potencial.
  • Fornecer valor para esses clientes.
  • Gerenciar as informações – banco de dados – integrando os diversos setores da empresa.
  • Crescer de forma rentável ou alicerçar sua posição no mercado com base no tripé: valor – fidelidade – relação duradoura com os clientes.
Comodidade, conveniência e prazer em freqüentar a sua empresa devem ser estimulados como forma de atrair e manter os clientes junto de sua marca, seu nome, de seus produtos e serviços.

Planejamento adequado das estratégias de marketing, uso consciente do merchandising, da promoção de vendas, do treinamento dos empregados, facilidade de encontrar o produto ou serviço, facilidade em pagar, ser bem recebido na empresa, funcionários (as) que saibam atender com empatia e criatividade são algumas etapas que devem ser analisadas pelos empresários e aplicadas em sua empresa, como forma de manter por muitos anos a participação no mercado.

Usuário ACESSA. com, vença a crise e sucesso!


Mande sua pergunta,
esclareça sua dúvida com relação
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti é consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Questão de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - São Paulo, 09/2000


Conteúdo Recomendado