![]() ![]() |
![]() ![]() |
![]() |
Artigo Ser Ético |

O conceito de marketing auxilia evitar problemas de que na empresa existam pessoas que não compartilhem a mesma ética dos outros componentes. Por julgarem que os seus padrões de ética são os mais claros possíveis, muitas empresas têm elaborado seus próprios códigos de ética. Seguindo os padrões éticos de marketing, declaram, de forma geral, os padrões que todos na empresa devem seguir para atender os clientes e outros públicos.
Ética - é o conjunto de padrões e princípios morais segundo os quais se julga o comportamento. Ser honesto, íntegro, praticar o senso de justiça e sensibilidade podem ser incluídos nesta ampla definição. Muitas ações que são avaliadas de éticas ou antiéticas dependem de quão claras são as regras e diretrizes definidas. Nos negócios em geral e no marketing especialmente, a questão - ser ético - é muito importante e complexa. Inúmeras, profundas e constantes mudanças no cenário global têm sido desculpas para comportamentos questionáveis de algumas empresas. Num esforço para serem considerados competentes e brilhantes muitos administradores e executivos têm modificado os resultados de vendas, financeiros etc., como os recentes fatos que vieram à tona pela imprensa internacional, com reflexos em muitos países e derrubando a credibilidade de muitas empresas, até então consideradas "modelos de integridade".
Esta questão abrange os seguintes componentes da empresa:
Podemos dizer que os fatores mais importantes desta etapa estão ligados com a segurança, com a embalagem, com a sua obsolescência e validade. Como decidir o que é certo para os consumidores, sua liberdade de escolha, como criar ou estabelecer medidas chamadas de "resfriamento", como é o caso do prazo que o consumidor tem para devolver a compra feita pelo sistema "porta-a-porta".
A embalagem de seu produto diz a verdade quanto a quantidade que é entregue
ao consumidor? Recentemente enfrentamos este problema quando algumas
empresas reduziram a quantidade de produto, mas não informaram ao
consumidor, o que só era percebido ao abrir a embalagem e começar a consumir
- isto causou grande decepção e frustração ao comprador - acarretando
inúmeras queixas no Procon de diversos Estados.

Hoje, com a inadimplência elevada, grande concorrência e um número muito grande de informações na mente do consumidor a determinação de preços, além de ser uma questão mercadológica e ética, passou a ser uma questão de sobrevivência.
Parte essencial no sucesso de qualquer empresa, pois a propaganda enganosa não é mais aceita e repudiada por todos aqueles que são éticos. É impossível legislar contra os apelos da emoção como beleza e prestígio, já que "beleza e prestígio estão nos olhos de quem olha" como dizem Semenik & Bamossy em Princípios de Marketing, Makron, S.Paulo, 1996 - ou seja, são alegações "inquantificáveis", não sendo uma forma ilegal ou antiética de apelo. Outras formas de propaganda de massa que merecem elogios são as que pregam quanto ao "sexo seguro" como uma alternativa de se precaver contra as doenças sexualmente transmissíveis (AIDS e outras). Podemos também mencionar a propaganda de bebidas alcoólicas onde vemos estampada na tela da TV ou nos anúncios a frase "Aprecie com moderação".
Devemos ressaltar neste tópico a invasão de privacidade como o fato mais relevante. Isto pode ser notado ao correr do dia, com ser parado em uma visita ao supermercado, a um shopping ou mesmo jantando em um restaurante para responder a um questionário.

"Confio na maioria das pessoas com quem jogo cartas, mas, mesmo assim, ainda faço questão de cortar o baralho". John K. O'Loughlinin, vice-presidente da Allstate Insurance Company.
Um estudo realizado em 1990 na Harvard Business School concluiu que as táticas de negociação questionáveis variam desde simples blefes até o suborno. Contar uma mentira é muito fácil, e se esta mentira surte bons resultados por que não mentir em situações envolvendo maiores riscos? A resposta não é fácil e o problema fica mais complicado quando o assunto envolve deveres de ética profissional como é o caso dos advogados, médicos, farmacêuticos.
Concluindo:
Algumas recomendações para conduzir negociação com êxito:
- Cuidado com a influência do poder;
- Pesquise e investigue tudo a respeito do assunto;
- Seja persistente e assertivo.
Sucesso em 2003!
Clique aqui e mande sua pergunta,
esclareça sua dúvida com relação
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.