Software Livre
Vantagens da utiliza??o deste programa para as empresas

Ludmila Gusman
15/10/02

Muito tem se falado sobre a utiliza??o do Softwares Livres. Mas o que s?o programas com esta caracter?stica? Quais as utilidades que eles trazem para uma empresa ou pessoa f?sica que deseja utiliz?-los?

Resumidamente, podemos defin?- los como softwares que podem ser redistribu?dos e modificados sem restri?es. Isto quer dizer que, se sua empresa tem um produto de software livre, pode alter?-lo para funcionar como deseja. O Software Livre permite aos usu?rios a liberdade de rodar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o programa, caso seja necess?rio.

? por estas e outras vantagens que o coordenador do N?cleo Softex-Agrosoft de Juiz de Fora, Paulo Vilella, acredita que todas as empresas deveriam considerar a utiliza??o destes programas, principalmente, se elas possuem uma rede de computadores interligados. "Assim poderiam gerenciar a rede usando um sistema operacional livre e gratuito - como o Linux - com vantagens t?cnicas e econ?micas em rela??o ao sistema operacional propriet?rio Windows", diz o coordenador.

Segundo Paulo Vilella, o custo ? menor n?o apenas por se tratar de um software gratuito, mas porque o Linux ? tamb?m menos exigente. "Quem usa outro tipo de software pecisa atualizar seu computador em fun??o de uma nova vers?o que foi lan?ada, mesmo que voc? continue a executar praticamente a mesma coisa. Isto ?, a obsolesc?ncia ou deprecia??o da plataforma (software e hardware) ? muito elevada, comparada a plataforma Linux", explica.

Outra vantagem do Software Livre ? que se trata de uma tecnologia aberta, isto ?, existe uma comunidade de programadores que se encarregam de manter o software e que sabem o que est?o fazendo. E mesmo que algu?m dessa comunidade pare de contribuir com seu trabalho volunt?rio, os demais podem continuar o servi?o de atualiza??o constante do software. "Assim, os usu?rios nunca ser?o pegos de surpresa como acontece com o software propriet?rio, no caso, por exemplo, da empresa ser vendida para outra, falir ou resolver parar de aperfei?oar o produto sem consultar seus usu?rios", alerta.

Alguns exemplos
Com rela??o aos aplicativos utilizados no programa, como por exemplo, o pacote de escrit?rio (Office) que inclui o processador de texto (Word), a planilha eletr?nica (Excel) e o apresentador (Powerpoint), Paulo Villela aconselha as empresas, independente do n?mero de computadores, a usar o Open Office que ? livre e totalmente gratuito e j? vem em Portugu?s, inclusive com corretor ortogr?fico. "Ele roda tanto sobre o Windows quanto sobre o Linux. ? muito bom e consegue ler e salvar os arquivos no formato do Office da Microsoft", recomenda.
Para baix?-lo, basta acessar o site http://www.openoffice.org.br.

Hist?ria
O impulso inicial para a hist?ria do software livre foi dado em 1969, quando Ken Thompson, pesquisador do Bell Labs, criou a primeira vers?o do Unix, um sistema operacional multi-tarefa. Este sistema era utilizado pelos grandes computadores que existiam na d?cada de 70 em universidades e grandes empresas, os mainframes. O Unix era distribu?do gratuitamente para as universidades e centros de pesquisa, com seu c?digo-fonte (suas linhas de programa??o) aberto. A sigla OSS (Open Source Software) ? a que designa esse tipo de programa, cuja estrutura pode ser modificada por qualquer usu?rio com conhecimentos em inform?tica, diferente dos sistemas operacionais mais usados atualmente, como o Windows. A partir da? foram surgindo novas vers?es do Unix, igualmente abertas e compartilhadas pelo meio acad?mico.

Fonte: http://www.comciencia.br

Outras informa?es
Para esclarecer as d?vidas sobre Software Livre, o diretor da ADR Solu?es, empresa direcionada ao software livre em Juiz de Fora, Anderson Mancebo, em entrevista exclusiva ao JF Service, oferece algumas dicas e esclarecimentos para as empresas que desejam adquirir o Programa. Confira!

JF Service - O que ? um Software Livre. Qual a utilidade para as empresas?
Anderson Mancebo - Software Livre ? todo aquele desenvolvido em open source (c?digo aberto) ? comunidade, para comunidade e pela comunidade. Temos uma diversidade muito grande no campo de software livre. Existem programas de edi??o de textos, planilhas, slides, editores de imagens, jogos, players de ?udio e v?deo, navegadores web, clientes email, ambientes gr?ficos, dentre muitos outros. O Software Livre est? sendo bastante disseminado hoje pelo mundo. Os pa?ses que mais aderem ? filosofia s?o o Brasil e a ?ndia. No caso do Brasil, podemos citar como um forte utilizadore o estado do Rio Grande do Sul. Mas o movimento est? tomando grandes propor?es. Podemos ver an?ncios de F?runs e Semin?rios em quase todos os estados.

JF Service - O que o empres?rio ganha em termos de custos e viabiliza??o de servi?os utilizando o software livre?
Anderson Mancebo - O software livre, primeiramente, vai oferecer a liberdade de utiliz?-lo sem pagar pela sua licen?a, al?m da possibilidade de adequ?-lo ?s suas necessidades. Voc? pode modificar diretamente o c?digo fonte do programa, desde que respeite a licen?a GNU (esta licen?a se encontra em http://www.gnu.org/licenses/licenses.pt.php ). Os seus custos ser?o bem reduzidos, pois voc? n?o ter? que pagar as licen?as de uso de um MS Windows, um MS Office e de outros softwares propriet?rios, por exemplo. O software livre tamb?m possui um desempenho not?vel em equipamentos considerados obsoletos, sendo assim voc? n?o ter? custos astron?micos com upgrade de equipamentos. Aquele velho 386 que est? servindo de escora de porta na garagem ou no canto mais escuro do escrit?rio poder? ganhar um f?lego novo ao instalar uma s?rie de softwares livres nele.

JF Service - Quanto pode economizar uma empresa ao usar Software Livre?
Anderson Mancebo - Como j? falamos acima, voc? economiza em licen?as, que ? o mais importante, em uma poss?vel fiscaliza??o seguida de multa, caso sua empresa esteja utilizando programas piratas, no upgrade de equipamentos.

JF Service - Para que tipo de empresa ele ? mais vantajoso (escolas particulares,cursos de inform?tica)?
Anderson Mancebo - A filosofia de software livre engloba todos os usu?rios de computadores. Desde o usu?rio dom?stico, passando por escolas p?blicas e particulares, cursos de inform?tica, universidades, at? os desenvolvedores. Enfim, qualquer pessoa. ? uma filosofia universal.

JF Service - A quem recorrer quando acontece um problema com o software?
Anderson Mancebo - A grande vantagem do open source ? que voc? tem diversas pessoas trabalhando em cima dele ao mesmo tempo e em todo mundo. Hoje em dia, com o avan?o da internet, fica cada vez mais r?pido resolver pequenos problemas. Muitas vezes antes mesmo do problema aparecer em sua m?quina, j? existem pessoas alertando para a corre??o e como corrigir. Os an?ncios e as corre?es s?o feitos atrav?s de listas de discuss?es e p?ginas web. ? interessante salientar que se algo de anormal acontecer em sua m?quina, voc? deve report?-lo ? uma lista ou uma central de bugs, que o mesmo ser? solucionado em minutos. Em Juiz de Fora existe um grupo muito grande de usu?rios que possuem um bom n?vel de conhecimento.

JF Service - Em Juiz de Fora j? existem empresas que utilizam o software?
Anderson Mancebo - Existem pequenas empresas empenhadas na filosofia de software livre. A Prefeitura de Juiz de Fora tamb?m possui um programa excelente para a substitui??o do MS Office pelo OpenOffice.org BR totalmente desenvolvido em open source. Outro exemplo muito bom ? a Cia do Metropolitano de S?o Paulo que tamb?m utiliza o OpenOffice.org BR. Devemos lembrar que a maioria dos provedores de acesso ? internet em Juiz de Fora e no mundo, utilizam software livre. Um bom exemplo ? o servi?o http (apache).

JF Service - Como fa?o para adquirir um software livre em minha empresa? Onde encontro e quem devo procurar?
Anderson Mancebo - Depende do tipo de software que voc? quer. Todos est?o dispon?veis na internet para download. Existem v?rias empresas que fornecem esse tipo de consultoria.