Faxina na caixa postal

Por

Faxina na caixa postal
Conhe?a alguns programas e dicas para se livrar dos spams

Ludmila Gusman
09/07/02

Sua caixa postal j? ficou repleta de mensagens de destinat?rios desconhecidos, propagandas, ofertas de emprego? Ent?o, voc? faz parte da lista de milh?es de v?timas dos chamados spams - nome dado ?s mensagens eletr?nicas enviadas para o internauta sem autoriza??o. Uma pesquisa realizada pela empresa americana Bright Light Technologies revelou que nove entre dez pessoas s?o v?timas de spam pelo menos uma vez por semana. Quase metade recebe nada menos do que seis mensagens comerciais indesejadas semanalmente.

Para evitar esse transtorno aos seus usu?rios, o provedor ACESSA.com est? elaborando um programa que pretende minimizar a chegada de spams na caixa postal. A novidade est? em fase de testes e ser? disponibilizada gratuitamente aos usu?rios. Abaixo, selecionamos dicas e algumas op?es de programas dispon?veis no mercado. Confira.

Filtrando as mensagens indesejadas
Algumas empresas j? desenvolveram programas para combater os spams, atrav?s do uso de filtros que bloqueam ou fazem a sele??o das mensagens, antes delas serem despejadas na caixa postal. O pr?prio software de correio eletr?nico, como o Outlook, j? oferece essa op??o. Dependendo do aplicativo, h? a possibilidade de enviar automaticamente uma reclama??o para o administrador do spammer (nome dado a quem envia os spams).

Os softwares tentam identificar e apagar a mensagem sem que o usu?rio tenha que baix?-la para o seu computador. Os programas est?o dispon?veis no sistema freeware (gratuito) ou shareware (mediante pagamento ap?s um per?odo de testes). No site da Tucows voc? tem a op??o de fazer o dowload dos programas atrav?s do endere?o http://tucows.matrix.com.br/spam95.php. No Brasil, uma empresa j? desenvolveu um software que al?m de ajudar a combater o spam, tamb?m evita o ataque de v?rus disseminados por e-mail. Trata-se do EmC 2.5. Voc? pode baix?-lo em http://www.abreuretto.com/anti-spam/indexp.php.

Outro programa interessante ? o Bounce Spam Mail. Atrav?s dele, o spammers recebem uma resposta que imita a mensagem que um servidor devolve quando um e-mail n?o existe. Ao utilizar este software voc? ir? "devolver" a mensagem como se fosse uma mensagem de erro, levando o destinat?rio a retirar o seu e-mail da lista. O software est? em ingl?s e pode ser encontrado em http://www.pcworld.com/downloads/file_description/0,fid,5402,00.asp.

Dicas para evitar o spam
Al?m de utilizar programas para combater os spams, voc? pode desenvolver ainda h?bitos para aliviar sua caixa postal. Algumas pessoas s?o mais radicais e preferem deletar os spams antes mesmos de ler. Essa atitude ? uma das recomenda?es de movimentos anti-spam, j? que o usu?rio corre o risco de junto da mensagem receber tamb?m cookies ou scripts que podem acusar a leitura. Isso faz com que os remetentes continuem mandando cada vez mais e-mails para o endere?o. Por outro lado, ao deletar a mensagem voc? deve ter o cuidado de n?o perder alguma informa??o que poderia lhe ser ?til.

Outra dica para tornar seu correio eletr?nico mais leve ? n?o divulgar seu e-mail em qualquer formul?rio, quanto menos pessoas souberem seu endere?o eletr?nico, menor a chance de voc? ser alvo de um spammer. Verifique se o local onde voc? divulga seu e-mail lhe garante a privacidade como ? o caso do ACESSA.com. Atrav?s de uma pol?tica de privacidade (clique para saber mais), o provedor oferece toda a seguran?a ao usu?rio de n?o ter seu e-mail disponibilizado na rede.

N?o responder um spam ? outra recomenda??o, principalmente, adquirir mercadorias provenientes deste tipo de mensagem. Agindo dessa forma, voc? s? vai estimular ainda mais o envio de propagandas indesejadas e, na compra do produto, certamente enviar? outras informa?es como por exemplo, seu endere?o e n?mero de documentos. N?o se empolgue com as ofertas, por mais que os spams ofere?am boas oportunidades ? dif?cil acreditar que eles sejam realmente confi?veis.

? aconselh?vel tamb?m parar de utilizar as op?es remover ou responder inseridas na mensagem enviada via spam. Na maioria das vezes, essa ? uma t?tica dos spammers para ter a certeza de que aquela conta existe e pertence a um internauta ativo, que l? suas correspond?ncias eletr?nicas.

Uma outra solu??o ? criar um endere?o de e-mail p?blico, solicitando ao seu provedor uma conta adicional. Desta forma, toda vez que voc? participar de enquetes, promo?es, lista de discuss?es ou qualquer servi?o de terceiros na Web poder? inserir esse endere?o, fazendo com que o spam v? para l? e n?o mais para o seu e-mail privado. Essas medidas n?o ir?o exterminar essa pr?tica, mas certamente reduzir?o o recebimento de mensagens sem voc? ter solicitado.

Mais programas:

  • atSPAM beta 1.1.d.2: Possui recursos para trabalhar em rede. Bloqueia dom?nio, remetente, assunto vazio, dom?nio vazio, tira c?pia da mensagem e anexos antes de apag?-las, visualiza os anexos, caso haja aplica??o registrada, entre outras fun?es. Dispon?vel em http://www.matteadv.com.br/atspam/atspam.php.

  • Bright Mail 1.1: Checa sua conta de e-mail e verifica se voc? est? recebendo spam. A? ele mesmo coloca em uma pasta especial e voc? confirma os que v?o ser deletados para n?o perder nada importante. Download pode ser feito em http://www.brightmail.com

  • Spam Eater Proque: Destr?i as mensagens indesejadas sem baix?-las do provedor. O software pode ser encontrado em: http://www.hms.com/spameater.asp.