Artigo
A import?ncia de atividades extra curriculares e a empregabilidade


:::23/02/2006

Desde o in?cio da d?cada de 90, observou-se a expans?o do ensino superior no pa?s. Tamb?m ? sabido que, para um pa?s em desenvolvimento como o Brasil, ? necess?rio cada vez mais o aprimoramento de sua m?o de obra para garantia de empregabilidade e um melhor sal?rio, caracter?stica essa peculiar em pa?ses n?o desenvolvidos, dada a elevada desigualdade de renda e a pouca oferta de emprego.

Assim, boa parte de nossos brasileiros tem procurado melhorar seu n?vel de escolaridade, fazer uma faculdade, por exemplo. A oferta de cursos ? grande, e cada vez mais governo e a iniciativa privada oferecem melhores condi?es desse sonho poder se concretizar.

No entanto, uma gradua??o somente n?o basta. O estudante deve buscar, juntamente com o seu curso, atividades extracurriculares que garantem o diferencial na hora de se conquistar o t?o almejado primeiro emprego. Est?gios, que possam proporcionar aprendizado na ?rea, cursos de extens?o (referentes a cada ?rea espec?fica) e principalmente curso de idiomas. Os concursos j? partem da premissa de dom?nio de, pelo menos uma l?ngua estrangeira, al?m de dom?nio completo do computador.

Al?m disso, atividades de pesquisa muitas vezes podem garantir at? uma pontua??o na hora de se tentar um mestrado. Grupos de pesquisa, Monitorias, Empresas juniores, viagens t?cnicas; etc., n?o podem faltar em um curr?culo de um rec?m formado. Publica?es em jornais e revistas, al?m de ser uma bel?ssima experi?ncia, podem tamb?m garantir pontua??o em concursos. E essa pr?tica deve iniciar dentro da faculdade, n?o posteriormente.

O mercado seleciona os mais ?geis para reagir a mudan?as. As exig?ncias surgem diariamente, e devemos estar nos adaptando ao mundo moderno all the time. Partindo destas atividades extracurriculares citadas acima, ainda como estudante, o profissional estar? mais apto para poder ter sua empregabilidade conquistada do que com aquele que apenas busca um diploma.


M?rcia Medeiros Mota ? mestre
em Economia Aplicada pela UFV graduada
em Ci?ncias Econ?micas pela UFJF


Sobre quais temas (da ?rea de economia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A economista M?rcia Medeiros aguarda suas sugest?es no e-mail negocios_economia@acessa.com.