Artigo
Uma reflex?o sobre a alta do d?lar nestas semanas...


:::26/05/2006

Poder? ser mantido o conservadorismo do Banco Central no que tange a trajet?ria de queda da taxa de juros b?sica da economia (Selic). Esta interrup??o, caso aconte?a, ter? como causa os reflexos de uma poss?vel crise mundial ocasionada pelo aumento da infla??o e das taxas de juros nos Estados Unidos. Para controlar a infla??o, o FED (Banco Central Norte Americano) adotar? uma pol?tica monet?ria restritiva, aumentando a taxa de juros b?sica de sua economia. Se a taxa de juros dos EUA continuar aumentando, o impacto no Brasil ? de uma fuga de capitais (investimentos) - o que j? est? acontecendo - para os EUA, j? que os investidores internacionais ir?o preferir investir em uma economia j? solidificada e com menor risco do que em um pa?s emergente como o nosso (da? a valoriza??o do d?lar, se h? menos oferta de moeda estrangeira, o pre?o desta sobe). Por isso, h? queda na Bolsa de Valores e o d?lar aumenta.

Da?, o cidad?o se pergunta: qual o impacto da valoriza??o cambial em minha vida? Bem, podemos analisar inicialmente o impacto em nosso bolso... Est? havendo impacto direto no pre?o do d?lar no Brasil, caro colega, poder? haver uma press?o sobre os pre?os internos, pressionando uma infla??o de custos.

Toda vez que algum fator que pode influenciar os custos das empresas varia, no caso, o d?lar aumenta, o que, para os insumos importados, o pre?o destes aumenta, isto gera uma press?o nos pre?os finais dos produtos, e estes s?o repassados ao consumidor, ocasionando este tipo de infla??o.

Considerando que todos os fatores permanecessem constantes, o que em economia se diz ?ceteris paribus? e o d?lar continuar subindo, realmente isso pode acontecer, governo poder? intervir utilizando uma pol?tica tribut?ria expansionista, como reduzindo tributos que incidem em produtos importados, para reduzir este impacto.

Bem, esta reflex?o ? importante para n?s acompanharmos o ritmo da economia de nosso pa?s, onde uma sa?da de investimentos tamb?m pode significar menos crescimento de nossa economia, e menos emprego e renda, o que nos afeta diretamente. Infelizmente nossa economia ? bem vol?til e dependente de recursos externos, e enquanto as reformas n?o forem realizadas para que possam incentivar o setor produtivo, ficaremos ? merc? do mercado internacional.


M?rcia Medeiros Mota ? mestre
em Economia Aplicada pela UFV graduada
em Ci?ncias Econ?micas pela UFJF


Sobre quais temas (da ?rea de economia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A economista M?rcia Medeiros aguarda suas sugest?es no e-mail negocios_economia@acessa.com.