Artigo
A import?ncia da pol?tica econ?mica
nas elei?es presidenciais


:::30/06/2006

? bem verdade que a influ?ncia dos fatos econ?micos sobre a pol?tica evidencia-se nas ?pocas de elei?es presidenciais, transformando-se em tema principal do debate entre candidatos, e a situa??o da economia tem forte influ?ncia nos resultados das elei?es.

Para Mankiw (1998), na d?cada de 1970, nos Estados Unidos da Am?rica, os presidentes Richard Nixon, Gerald Ford e Jimmy Carter lutaram em v?o contra uma taxa de infla??o crescente; na d?cada de 1980, Ronald Reagan e George Bush tiveram de combater um grande d?ficit no or?amento federal.

Durante a elei??o de 1992, o principal estrategista de Clinton queria manter a campanha focalizada nesta quest?o. Em 1993, o Presidente Bill Clinton instalou uma comiss?o especial para tratar da redu??o do d?ficit e do aumento do crescimento econ?mico.

No Brasil, podemos colocar tamb?m diversos exemplos parecidos. No in?cio do Governo Militar (1964-1984), o combate ? infla??o e ao d?ficit p?blico foram metas do Plano de A??o Econ?mica do Governo (PAEG), e, este, deu as bases para o Milagre Econ?mico no per?odo seguinte, o que garantiu a perman?ncia dos Militares no poder.

No governo atual, mesmo diante das den?ncias de corrup??o, a popularidade do presidente permanece em alta, dado que as vari?veis macroecon?micas caminham bem.

A popularidade de um presidente aumenta durante os per?odos de prosperidade e diminui durante a recess?o. Os eleitores s?o extremamente sens?veis aos fatos que afetam a economia, e os pol?ticos t?m igual percep??o da import?ncia da pol?tica macroecon?mica.

Dornbusch e Ficher (2003) explicam que a pol?tica econ?mica pode tornar-se contraproducente, caso o diagn?stico dos problemas econ?micos for err?neo e as diretrizes pol?ticas n?o forem adequadas ao problema que se pretende resolver. Em tempos de guerra, nas economias planificadas ou centralizadas, essa pol?tica ? mais r?gida e ? maior a interven??o do Estado.

O ?xito de uma pol?tica econ?mica depender? da rea??o dos agentes econ?micos, da sua execu??o e da confian?a na administra??o. Controlar o desemprego, a infla??o e o crescimento econ?mico s?o os problemas centrais da macroeconomia, sendo que existem muitos outros, importantes ou n?o.

Estas quest?es sobre se o governo pode e deve fazer algo sobre o desemprego e o que ? o melhor a ser feito, est?o no centro da discuss?o da pol?tica econ?mica h? muito tempo. Dividem a ?rea e cada gera??o desenvolve seu pr?prio debate, reinterpretando acontecimentos passados, como a grande depress?o dos anos 30, e tamb?m epis?dios mais recentes.


Da mesma forma, pontos de vista sobre a infla??o diferem entre os economistas. Alguns acreditam que a infla??o possa ser controlada mantendo-se baixo o crescimento monet?rio; outros argumentam que as liga?es entre moeda e infla??o s?o muito imprecisas e que cortar meramente o crescimento monet?rio em uma economia com alta infla??o causar? uma recess?o que poderia ser evitada por pol?ticas mais sofisticadas. Existem ainda muitas quest?es n?o resolvidas, mas bem menos controversas, quanto ?s causas do crescimento (Mankiw, 1998).

Para Bueno e Filipo (2003), dada a abrang?ncia da pol?tica econ?mica, percebe-se que o estabelecimento de seus objetivos e o modo de alcan??-la nunca atendem aos interesses de toda a sociedade, privilegiando sempre algumas fra?es ou grupos sociais em detrimento de outros.

Estabelecida uma correla??o de for?as na sociedade, a pol?tica econ?mica influenciar? determinadas vari?veis para possibilitar o alcance de resultados em outras pol?ticas p?blicas, tais como as pol?ticas sociais, regionais e de com?rcio exterior, as quais, no conjunto, se unem para materializar os interesses econ?micos e pol?ticos da correla??o de for?as estabelecidas.

Concluindo, percebe-se que h? necessidade de um novo modelo de desenvolvimento, baseado no crescimento, distribui??o de renda e justi?a social, para qualquer governo popular que se preze, e onde os interesses p?blicos estejam acima de quaisquer interesses particulares.


M?rcia Medeiros Mota ? mestre
em Economia Aplicada pela UFV graduada
em Ci?ncias Econ?micas pela UFJF


Sobre quais temas (da ?rea de economia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A economista M?rcia Medeiros aguarda suas sugest?es no e-mail negocios_economia@acessa.com.