Impacto gerado pelos grandes Marcas nacionais se instalam em JF e movimentam o mercado de trabalho. S? em setembro mais de 3 mil pessoas contratadas

Renata Cristina
Rep?rter
26/10/2006
Clique no ?cone ao lado e responda a enquete: Voc? acha que est? f?cil conseguir um emprego em Juiz de Fora?

Leia!

Inaugura??o loja CeA

Os novos n?meros da economia local apontam um saldo positivo de 0,64% no registro de empregos formais na regi?o. Segundo os dados do Minist?rio do Trabalho, o m?s de setembro foi marcado por um aumento de contrata?es nas principais atividades econ?micas exercidas da Zona da Mata, com exce??o para a agropecu?ria.

Os setores de maior destaque foram o da ind?stria, servi?os, com?rcio, extra??o mineral e da constru??o civil. No com?rcio, foram cerca de 900 contrata?es, em contrapartida de 723 demiss?es. A varia??o ficou em 0,91%. J? no setor de constru??o civil, os n?meros revelam uma varia??o de 0,79%, com um saldo de 40 admiss?es. Outra atividade de destaque neste m?s foi a ind?stria com 580 empregados e 462 demitidos. O setor de servi?os tamb?m mostrou expressividade no mercado, gerando 1.402 contrata?es contra 1.154 demiss?es, totalizando saldo de 248 empregos reais.


Fonte: MTE-Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Lei 4923/65 -
Evolu??o do emprego por setor de atividade econ?mica em Juiz de Fora

O setor da extra??o mineral foi o que se manteve mais est?vel durante os ?ltimos doze meses, com apenas 10 demiss?es formais. Com aproximadamente 17 mil registros, o ramo que mais realizou contrata?es foi o de servi?os.


Fonte: MTE-Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Lei 4923/65
- Evolu??o do emprego por setor de atividade econ?mica em Juiz de Fora

Segundo o analista de conjuntura econ?mica, Henrique Fonseca, do N?cleo de Pesquisas Econ?micas da Universidade Federal de Juiz de Fora, h? dois fatores decisivos que, possivelmente, ocasionaram a movimenta??o no mercado de trabalho da regi?o: o incremento para as vendas de final de ano e a vinda de grandes empresas e ind?strias para a cidade no ?ltimo semestre. "? natural que no m?s de setembro o gr?fico do desemprego no pa?s comece a cair. ? uma tend?ncia nacional", salienta.

Foto da Imaugura??o da C&A Foto da Inaugura??o da C&A Foto da Inaugura??o da C&A

O impacto na constru??o civil pode ter sido ocasionado pela chegada de empresas como Guaraviton, C&A, Rapid?o Cometa e Natura, al?m da amplia??o da Votorantim, instalada em Juiz de Fora desde 2002. "A redu??o dos impostos relacionados a constru??o tamb?m atraiu essas empresas para a cidade", observa o analista.

Impacto dos grandes

Imagem de notas de 100 reais e cart?o de cr?dito

Aproveitando os bons ares da economia local, o estudante Eraldo Gomes (foto ao lado) decidiu levar seu curr?culo a sede da C&A, inaugurada nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, em Juiz de Fora. "Fiz uma entrevista, mas a orienta??o era de que procur?ssemos a loja depois da inaugura??o", diz. A primeira loja da empresa holandesa na cidade contratou 120 profissionais e espera gerar em torno de 30 a 50 vagas para o Natal, al?m de 100 com a inaugura??o de outra loja no Independ?ncia Shopping no ano de 2007.

A Votorantim ofertou aproximadamente 500 empregos tempor?rios, durante a constru??o da unidade, que est? em andamento. A empresa vai investir R$ 285 milh?es em Juiz de Fora durante a implanta??o da primeira unidade de polimet?licos do pa?s. H? n?meros tamb?m para o trabalho permanente: 120 depois da obra conclu?da.

J? a empresa pernambucana Rapid?o Cometa contratou 220 funcion?rios para trabalhar em dois turnos, sendo 80% deles de Matias Barbosa, 10% de Juiz de Fora e os outros oriundos da empresa em Pernambuco. Conforme declarou o diretor comercial da Rapid?o Cometa, Am?rico Filho, nos meses de maior movimento, como o Natal e Dia das M?es, haver? a possibilidade de contrata??o de mais 80 trabalhadores para o Centro de Distribui??o da Natura, atingido a marca de 300 empregos diretos.

D? a sua opini?o:

Voc? acha que est? f?cil conseguir um emprego em Juiz de Fora?
      Sim
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do ACESSA.com.