ArtNET e IPS agora são ACESSA.com

Por

Enitec re?ne profissionais da inform?tica

Ludmila Gusman
25/02/02

Universit?rios, professores e profissionais que lidam com a inform?tica v?o ter a oportunidade de participar de um evento in?dito, que reunir? importantes conhecedores da tecnologia brasileira. Juiz de Fora ser? sede do I Encontro de Informa??o e Tecnologia (Enitec), marcado para os dias 15 e 16 de mar?o, no Teatro Pr?-M?sica (Av. Rio Branco, 2329).

Na programa??o, est?o agendadas palestras e mesas redondas sobre temas relacionados a assuntos de interesse da atualidade. A discuss?o sobre os temas e impactos da tecnologia na sociedade ser?o comandados por palestristas, de Juiz de Fora e de outras cidades.

Dentre os convidados, j? est? confirmada a presen?a de um dos primeiros brasileiros a trabalhar com a Rede Mundial de Computadores, respons?vel pela reformula??o de importantes sites. Michel Lent Schwartzman ? vencedor de festivais e um dos mais premiados do mundo em 2001. O design gr?fico j? desenvolveu dezenas de projetos de comunica??o interativa, estruturou departamentos, equipes e processos. No Enitec, ele vai debater sobre os impactos da Internet no mundo, mostrando que a digitaliza??o da informa??o ainda provocar? muitas mudan?as na sociedade.

Al?m de receber a presen?a de um mestre em Telecomunica?es Interativas, os participantes discutir?o sobre o futuro e a tecnologia com o colunista do caderno de Inform?tica do Jornal O Globo, Benito Piropo Da-Rin, o B.Piropo, que colaborou com a coluna Trilha Zero e, atualmente, escreve a coluna MicroCosmo, al?m de responder cartas de leitores sobre quest?es t?cnicas e publicar artigos sobre software e hardware. Formado em engenharia civil, B.Piropo, trabalha h? onze anos como colunista, j? escreveu dois livros sobre inform?tica e realizou um programa na R?dio CBN sobre o assunto. Al?m de sanitarista, ele se tornou repeitado entre os profissionais de inform?tica e, hoje, realiza palestras em v?rias universidades do pa?s.

O Encontro tamb?m conta com a participa??o de professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), al?m empreendedores da regi?o. Um deles ? o professor, Rubens Queiroz, formado em engenharia el?trica, conhecido por sua experi?ncia em sistemas operacionais. Queiroz ? gerente da Divis?o de Servi?os ? Comunidade do Centro de Computa??o da Unicamp, ? um dos maiores defensores do software livre do pa?s. O coordenador do curso de Ci?ncia da Computa??o, Tarc?sio de Souza Lima ser? o respons?vel pela abertura do evento, propondo uma discuss?o sobre a segunda gera??o da Web. As inscri?es s? podem ser feitas pela Internet, no endere?o http://www.enitec.com.br.Os interessados podem se inscrever at? o dia 8 de mar?o.

Saiba mais sobre os palestristas do Encontro:
Tarc?sio de Souza Lima - Coordenador professor do Curso de Ci?ncia da Computa??o da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).Mestre em Inform?tica pela PUC do Rio de Janeiro e doutorando em Ci?ncia da Computa??o pelo ICMC-USP, em S?o Carlos. Atualmente, est? realizando uma pesquisa sobre o desenvolvimento da Web Sem?ntica, considerada a segunda gera??o da World Wide Web.

Henrique A. C. Braga - Henrique A. C. Braga ? professor da UFJF desde 1985. ? membro da Sociedade Brasileira de Autom?tica, da Sociedade Brasileira de Eletr?nica de Pot?ncia e do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletr?nicos (IEEE), onde foi elevado a Senior Member e ? atual diretor da Se??o MG do IEEE.

Bruno Porto e Marcelo Martinez - Trabalhando em parceria desde 1993, Bruno Porto e Marcelo Martinez s?o s?cios na Porto+Martinez designStudio, cujos projetos de design gr?fico e ilustra??o caracterizam-se por solu?es originais e bem humoradas para as necessidades de seus clientes. Com diversos trabalhos publicados e expostos no Brasil e exterior, ambos lecionam tamb?m na Escola de Design do Centro Universit?rio da Cidade(RJ).

Jo?o Eduardo Ferreira - Mestre e Doutor em F?sica Computacional. P?s-Doutor em Computa??o pelo Georgia Institute of Technology.

B. Piropo - Atualmente ? colunista do Caderno de Inform?tica do jornal O Globo. www.bpiropo.com.br. B.Piropo ? formado em Engenharia Civil e trabalha h? doze anos como colunista discutindo assuntos relevantes na ?rea de inform?tica

Rubens Queiroz - Gerente da Divis?o de Servi?os ? Comunidade do Centro de Computa??o da Unicamp, ? um dos maiores defensores do software livre no Brasil www.revista.unicamp.br

Felipe Matos - Fundador do primeiro portal para a Internet M?vel da Am?rica Latina, Girando WAP. Atual diretor da Girando.net, divis?o especializada em entretenimento em dispositivos m?veis da empresa TakeNET. J? implantou servi?os de entretenimento para Telemig Celular, ATL, BCP, entre outros.

Michel Lent Schwartzman - Designer gr?fico e mestre em Telecomunica?es Interativas pela New York University, Lent foi um dos primeiros brasileiros a trabalhar com internet, come?ando sua carreira em 94 em Nova York. Foi diretor de cria??o da Medialab (atual Neoris/Mlab) e da DM9DDB, membro do board executivo da Globo.com e fundou a 10 Minutos, sua empresa de consultoria em projetos interativos. Michel ? juri de design do iBest desde 1999 e fundador da PROMIT, Associa??o Nacional dos Profissionais de M?dias Interativas. Foi um dos criativos interativos mais premiados do mundo em 2001, vencedor em Cannes, One Show, FIAP, London e New York Festivals, entre outros. www.10minutos.com.br

Mesa Redonda: Fernando Abritta (presidente do CDInfo), Marcos Kopschitz (Engenheiro consultor) e convidados.