Artigo
Considera?es sobre a taxa de juros


:::16/07/2007

foto Apesar da taxa SELIC (Sistema Especial de Liquida??o e Cust?dia) estar em trajet?ria de queda h? v?rios meses, o Brasil ainda possui uma das maiores (sen?o a maior) taxa de juros do mundo.

Sendo assim, que considera?es podem ser feitas acerca desse comportamento dos juros na economia brasileira?

Inicialmente, vale ressaltar que a SELIC (atualmente em 12,5% ao ano) ? a taxa b?sica de juros da economia e que remunera os t?tulos p?blicos. Como o Governo ? o maior agente econ?mico, essa taxa serve de refer?ncia para as demais taxas de juros praticadas.

Isso quer dizer que os juros praticados no credi?rio, no rotativo do cart?o de cr?dito, no cheque especial, entre outros, recebem influ?ncia direta da SELIC.

E como ? que o governo determina a taxa de juros na economia? N?o ? por decreto. Os juros s?o o pre?o do dinheiro e como tal, tamb?m recebe a influ?ncia da Lei da Oferta e da Demanda (Procura). Isso quer dizer que quando o dinheiro est? escasso, seu pre?o sobre, ou seja, a taxa de juros se eleva.

Entretanto, quando h? abund?ncia de dinheiro na economia, seu pre?o cai, isto ?, a taxa de juros diminui. Ent?o, pode-se concluir que a taxa de juros ? obtida atrav?s da rela??o entre oferta e demanda por moeda (dinheiro) na economia.

A demanda por moeda refere-se ? quantidade de dinheiro que os agentes econ?micos procuram para suas transa?es cotidianas, para precau??o e para especula??o. J? a oferta de moeda, pode-se dizer de um modo geral, que ? a quantidade de dinheiro em circula??o e que ? determinada pela autoridade monet?ria, subordinada ao governo.

Enquanto a demanda por moeda ? mais r?gida no curto prazo, a oferta de moeda apresenta uma maior flexibilidade. E ? atrav?s dos instrumentos de pol?tica monet?ria (open-market, compuls?rio e redesconto) que o governo controla a oferta de moeda na economia e consequentemente, determina a taxa de juros.

Ent?o quando se escuta o senso comum afirmar que a popula??o est? sem dinheiro ou que o dinheiro sumiu, percebe-se que a pol?tica monet?ria atual tem diminu?do a quantidade de dinheiro em circula??o para aumentar as taxas de juros. Isso quer dizer que juros altos s?o consequ?ncias de escassez de dinheiro em circula??o na economia.

foto E quais as principais consequ?ncias de juros altos na economia? O cr?dito fica mais caro, com isso, as presta?es de quem compra a prazo ficam mais altas. Com juros elevados, os investimentos produtivos s?o inibidos, pois fica caro para o empres?rio tomar dinheiro emprestado para investir na sua empresa.

E tem mais, mesmo aqueles empres?rios que possuem 100% do capital e n?o depende de dinheiro de terceiros para investir no seu neg?cio n?o ? indiferente ? varia??o da taxa de juros, pois com juros altos, o retorno do seu projeto poder? ficar menos atrativo de que alguma aplica??o financeira.

Se isso acontecer, o mesmo poder? fechar sua empresa e aplicar o dinheiro no banco. Ele passar? a deixar de ser investidor para ser especulador. Com menos consumo e menos investimentos, o desemprego aumenta e todas suas consequ?ncias mal?ficas s?o expandidas num efeito multiplicador pela economia.

Isso faz at? com que a arrecada??o tribut?ria caia. E como o governo n?o quer perder receita ele cria mais impostos e prolonga a vida de outros, como ? o caso da CPMF (desde 1993, quando ainda se chamava IMPF).

Mas por que o governo, desde FHC, e atualmente Lula, praticam juros altos? Os mesmos argumentam que ? para controlar a infla??o. Pois com menos consumo e menos investimentos e com maior desemprego, haver? uma menor press?o na demanda agregada e com isso a infla??o ficar? controlada.

Por outro lado, juros altos favorecem a quem tem dinheiro para emprestar, como ? o caso dos bancos, das financeiras e dos agiotas de um modo geral. ? por isso que grandes lojas est?o abrindo financeiras.

Vale ressaltar que juros altos s? controlam infla??o se a mesma for causada por um excesso de demanda na economia. E a? surge um questionamento: atualmente existe uma forte press?o na demanda na economia brasileira que poder? provocar aumento nos pre?os ou o que temos ? uma infla??o de custos?

Caro leitor, essa discuss?o ficar? para o pr?ximo artigo.


Fernando Ant?nio Agra Santos ? Economista pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Vi?osa (UFV) e professor universit?rio das faculdades Vianna J?nior, Est?cio de S? e Universo e do curso de Forma??o Gerencial do Instituto Educacional Machado Sobrinho, sendo todas a institui?es em Juiz de Fora - MG.

Sobre quais temas (da ?rea de economia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O economista Fernando Agra aguarda suas sugest?es no e-mail negocios_economia@acessa.com.