Por que o link da Embratel cai e eu fico sem acesso, j? que meu contrato ? com o provedor?
Entenda porque o usu?rio seja de acesso discado, adsl ou cabo, depende dos links da Embratel para se conectar ? grande rede

Reicardo Corr?a
Rep?rter

Para quem usa internet para realizar suas atividades, o ?ltimo dia 18 de abril de 2006 s? teve 20 horas de dura??o. Nas outras quatro horas, em plena tarde e em um hor?rio em que a rede estaria cheia, alguma coisa n?o estava dando certo. Usu?rios conectavam, acessavam a p?gina de seu provedor, mas n?o conseguiam navegar externamente. Alguns tentaram ligar para o provedor, tamb?m sem sucesso. Liam emails que estavam em sua caixa postal, recebiam mensagens de clientes do mesmo provedor, mas seus emails n?o chegavam a clientes de outros servi?os e tamb?m n?o conseguiam receber emails provenientes dos mesmos. E quem conseguiu obter alguma resposta ficou sabendo: problemas com o link da Embratel.

Mas o que isso significa? Por qual motivo um usu?rio, que n?o contratou os servi?os da Embratel depende dessa empresa para fazer as suas conex?es? Para explicar essa quest?o, que afetou no dia 18 n?o s? os usu?rios da ACESSA.com como o de outros provedores em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais e em estados do Centro-Oeste do Brasil, vamos explicar o funcionamento da conex?o passo a passo. Veja o gr?fico abaixo:

O que est? representado no desenho ? a forma com que as conex?es s?o feitas pelo usu?rio, independente de ter acesso discado, via r?dio ou via cabo. A id?ia ? a seguinte. Na parte de cima est?o os computadores e locais acessados dentro da rede do provedor. No caso da ACESSA, est?o dentro dessa rede os computadores dos usu?rios, de todos os clientes, as p?ginas hospedadas em um provedor e o pr?prio servidor em que est? o Portal ACESSA.com.

Para trocar informa?es entre esses computadores, os usu?rios n?o precisam do chamado "link Embratel". E ? por isso que, no dia 18, mesmo com o problema no link, os usu?rios poderiam trocar e-mails entre si, acessar o Portal ACESSA.com, ou mesmo ler emails de outros provedores, mas que j? estavam no servidor, ou seja, j? haviam sido enviados mais cedo.

Quando o usu?rio sai da rede, ou seja, vai trocar informa?es com computadores que est?o fora da rede do provedor, ? necess?rio utilizar o link Embratel. Atrav?s de fibras ?ticas as informa?es circulam at? que se encontre o site desejado pelo usu?rio. De acordo com o gerente de suporte da ACESSA.com, Henrique Casta?on, sempre que o usu?rio solicita uma informa??o que n?o ? encontrada em uma rede, como nos computadores de um provedor, esse pedido segue rotas atrav?s de servidores/roteadores at? chegar ao seu destino.

Para explicitar melhor a quest?o, um teste foi feito. Buscou-se a conex?o com o site do Yahoo!. Atrav?s de um comando espec?fico, as rotas da conex?o foram observadas. Quando o usu?rio digita, aqui dentro da rede ACESSA.com, o endere?o do site, uma solicita??o ? feita. Como o site n?o est? hospedado no computador do usu?rio, a informa??o come?a a ser buscada na rede em que este computador est? conectado. Como ela tamb?m n?o ? encontrada, um outro servidor repassa essa solicita??o ? rede do provedor que, atrav?s de um link "Embratel" repassa o pedido adiante. No caso da conex?o do computador do usu?rio de Juiz de Fora com o Yahoo!, o pedido foi, atrav?s dos links da Embratel, para Belo Horizonte, depois foi jogado para outra rede, tamb?m na capital mineira, de onde rumou para S?o Paulo. Depois de passar para outra rede em territ?rio paulista, o pedido do usu?rio chegou at? Miami, nos Estados Unidos, depois Dallas, e depois Atlanta, ambos em territ?rio americano, at? encontrar o site do Yahoo! em uma rede do provedor, l? mesmo no hemisf?rio norte. Tudo isso ? feito de forma quase instant?nea e com tanta velocidade que o usu?rio nem percebe.

E isso n?o acontece apenas porque o site solicitado est? longe. Em outro teste, fica provado que, para acessar um outro provedor de Juiz de Fora, o pedido do usu?rio sai da rede de um provedor pelo link Embratel, pode ter que ir at? Belo Horizonte e voltar para Juiz de Fora, entrando agora na rede do provedor de destino, onde o site est? hospedado.

"A conex?o vai passando e procurando o caminho, pulando de rede em rede atrav?s desses links. Se cair o link em algum lugar no meio do caminho, o usu?rio n?o vai conseguir acessar", explica Henrique Casta?on, lembrando do problema que aconteceu no ?ltimo dia 18.

"De acordo com as informa?es que a Embratel repassou, arrebentou um link, e eles remanejaram para outro. Arrebentou outro e as conex?es foram repassadas para outro. Quando arrebentou o terceiro, n?o se encontrou mais caminhos para fazer a conex?o e a? durante quatro horas ficaram v?rios servi?os comprometidos, causando preju?zos. Muita gente deixou de vender, o com?rcio foi afetado, as compras com cart?o de cr?dito ficaram impedidas", lembrou Henrique, ressaltando que os problemas n?o afetaram apenas o link de dados, mas tamb?m de voz, ou seja, as liga?es telef?nicas que eram feitas pela Embratel.

Usu?rios Velox e acesso discado

A situa??o no dia 18 de abril foi mais grave porque os links de voz tamb?m foram afetados. Com isso, os telefones da Embratel tamb?m ficaram mudos. N?o era poss?vel fazer liga?es de ou para n?meros que fossem providos pela Embratel. Nem mesmo os interurbanos que usavam o 21 puderam ser realizados.

Com isso, os usu?rios muitas vezes n?o conseguiam entrar em contato com os provedores para saber o que estava acontecendo, e nem os provedores conseguiam um contato com a Embratel para saber a raz?o do problema com o link. Henrique Casta?on lembra que o provedor s? ficou sabendo qual havia sido o problema depois, quando a Embratel divulgou nota explicando o caso. De acordo com a empresa, foram tr?s rupturas em cabos de fibra ?tica, uma pela manh? e as outras duas quase simultaneamente, por volta de 12h, devido a obras pr?ximo ? Uberl?ndia (MG), Barbacena - interrompendo a rota entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte - e por obras solicitadas pela Pol?cia Rodovi?ria Federal.

Para os usu?rios de acesso discado, a situa??o foi ainda pior. Como o telefone de conex?o tamb?m ? com um n?mero da Embratel, ele n?o conseguiu sequer conectar. Com isso, n?o p?de ver o recado divulgado pela ACESSA.com na capa de seu site, e nem mesmo receber o e-mail que foi disparado assim que o problema come?ou, para que os usu?rios n?o ficassem sem explica??o.

Para os usu?rios do servi?o de conex?o ADSL, conhecido como Velox, foram duas situa?es. Como o usu?rio desse servi?o n?o utiliza a rede do provedor, e sim da a Telemar (Veja mat?ria sobre o assunto!) sua navega??o n?o foi afetada. Mas isso para quem j? estava logado, ou seja, j? tinha digitado seu nome de usu?rio e senha e havia sido conectado. Quem tentou conectar depois do problema com o link n?o conseguiu, pois ? o provedor que autentica a senha do usu?rio. Para essa autentica??o, ? necess?rio entrar na rede do provedor, atrav?s do link Embratel, assim como ? para sair dessa rede. Sem o link, tudo parou.


Se voc? ? usu?rio ACESSA.com e tem outras d?vidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive s?bados, domingos e feriados no hor?rio de 8h ?s 0h.