A importância em ter uma mentalidade empreendedora

Nome do Colunista Cristiano Moreira 11/02/2018

“Nascemos para empreender!” Esta é uma das afirmações que faço em meus workshops sobre comportamento empreendedor e Programação Neurolinguística. E porque esta afirmação? Porque o ser humano tem um “instinto” para autorrealização. Sermos a melhor versão de nós mesmos; e isto envolve termos uma mentalidade empreendedora.

Pesquisa recente, realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostra que quase 40% dos brasileiros adultos são empreendedores. Esta taxa é superior a dos Estados Unidos, México, Alemanha, Rússia, Índia, China e África do Sul. Isto significa que participamos de uma cultura empreendedora.

Este tema da mentalidade empreendedora serve tanto para quem já possui características empreendedoras e atua como um empreendedor, para identificar-se e ampliar esta forma de pensar, quanto para quem está começando ou precisa desenvolvê-la para o sucesso.

A mentalidade empreendedora é uma das competências principais das pessoas prósperas de sucesso. Se deseja despertar o melhor em você, começar um negócio ou uma carreira de sucesso, você precisa desenvolver este potencial? Precisa ir para o próximo nível e trabalhar mais esta mentalidade em você? Vamos juntos nesta jornada!

O que significa ter uma Mentalidade empreendedora

“Empreender é a arte de fazer acontecer” Esta é uma frase que eu também uso em minhas palestras para definir a mentalidade empreendedora. Ter uma mente empreendedora tem a ver com atitude muito mais do que uma posição empresarial.

A mentalidade empreendedora e a empresarial são distintas e ao mesmo tempo correlacionadas. Tê-la não significa ser um empresário. Pessoas que estão empregadas ou são autônomas podem desenvolver uma mentalidade empreendedora. Já a empresarial envolve outras competências que pretendo falar nos próximos artigos.

Ser empreendedor é o princípio para o sucesso em qualquer área. O que significa ser empreendedor? Não se trata apenas de uma forma de ganhar dinheiro mas uma forma de realização pessoal e profissional.

Quem tem uma mentalidade empreendedora

A mentalidade empreendedora envolve criatividade e uma série de habilidades gerenciais e de negócios que são os dois eixos principais do empreendedorismo. Isto nos traz um quadrante que ajuda a perceber quem tem este potencial.

  1. Se você possui um baixo desenvolvimento em suas habilidades gerenciais e de negociação e baixo desenvolvimento em sua criatividade e inovação, você está em um nível baixo de mentalidade empreendedora. Talvez trabalhando para alguém sem motivação e opções de mercado também.
  2. Se você possui um alto desenvolvimento em suas habilidades gerenciais e de negociação e baixo desenvolvimento em sua criatividade e inovação, você está em um nível mais Gerencial. Você possui as habilidades necessárias para empreender mas falta desenvolver a criatividade e a inovação para tornar-se um empreendedor. Talvez seja competente em seu trabalho mas limita-se porque poderia empreender o seu próprio negócio.
  3. Se você possui um baixo desenvolvimento em suas habilidades gerenciais e de negociação e Alto desenvolvimento em sua criatividade e inovação, você está em um nível de Inventor. Você cria muitas coisas, talvez soluções ou produtos mas falta as habilidades necessárias para coloca-los em pratica no mercado.
  4. Se você possui um Alto desenvolvimento em suas habilidades gerenciais e de negociação e Alto desenvolvimento em sua criatividade e inovação, você está em um nível empreendedor, capaz de criar, inovar e fazer acontecer suas próprias ideias e soluções.

Para ter uma mentalidade empreendedora você precisa desenvolver tanto a sua criatividade e inovação quanto as suas habilidades gerenciais e de negociação.

Como desenvolver uma mentalidade empreendedora

Quero deixar quatro passos importantes que vão ajudar você a desenvolver uma mentalidade empreendedora.

1º Autoconhecimento: Faça uma análise de suas forças, fraquezas (internas), oportunidades e ameaças (externas) para descobrir suas capacidades, talentos e onde você pode ser melhor. Também para prevenir-se de ameaças e enxergar oportunidades, uma das características principais da mentalidade empreendedora;

2º Encontrar sua singularidade: Faça uma lista de suas habilidades, paixões e possíveis oportunidades que você percebe para lucrar no mercado. Sugiro que você faça uma lista de 10 itens de cada um destes pontos: 1º Habilidades (sabe fazer) 2º Paixões (o que ama fazer) 3º possíveis soluções que você percebe no mercado (o que serve para os outros). A união deste três elementos caracteriza a singularidade, sua grande “alavanca” empreendedora. (No próximo artigo falarei sobre Singularidade);

3º Planejamento e execução:  A arte de fazer acontecer envolve estes dois movimentos, planejar e executar. Um plano de negócios é a diferença entre os que tem sucesso em seus empreendimentos e aqueles que apenas se aventuram se uma visão de onde quer chegar e como fará. Colocar o que planeja em prática é possível quando usamos a imaginação e direcionamos a nossa mente para realizar o que pretendemos movidos pelos significados mais elevados;

Este é o começo para o empreendedorismo, desenvolver uma mentalidade empreendedora. Ativar as habilidades e criatividade necessária para fazer diferença em sua vida e na vida das outras pessoas. Ser empreendedor é muito mais do que iniciar um negócio, é um meio de realizar-se profissionalmente e pessoalmente também. Até o nosso próximo encontro! Sucesso para você!


ACESSA.com - A import?ncia em ter uma mentalidade empreendedora